"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, acusou o Governo de "perseguição e provocação" e de tentar inviabilizar os seus comícios no centro do país



"O bom é que sempre rejeitamos a guerra. Há muitas provocações, muitas mesmos [por parte da polícia antimotim]", disse Afonso Dhlakama à sua chegada na quarta-feira a Chimoio, província de Manica, para uma visita de dez dias.
Afonso Dhlakama disse que 15 membros da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) ocuparam um campo municipal onde devia decorrer o seu comício, na segunda-feira, em Milange (Zambézia), forçando a transferência do encontro político para a sede do partido.
Na terça-feira, prosseguiu, um cordão policial vedou a ocupação de um campo de futebol em Mocuba, também na Zambézia, onde iria decorrer o comício do líder da Renamo, tendo depois ocorrido num lugar mais pequeno.
Já na quarta-feira, segundo Dhlakama, em Nicoadala, ainda na Zambézia, a UIR barrou com um camião-tanque a N1 a principal estrada que liga o centro e norte do país, acrescentando que a sua presença evitou confrontos entre a sua guarda e a força estatal.
"Eu sou adulto, sou general, sou líder e tenho muita experiência. Se eu quisesse responder a estas provocações estaríamos a contabilizar mortos. Em Nicoadala mataríamos mais de 40 homens (da UIR) na quarta-feira, com bazucas na estrada" declarou Afonso Dhlakama, que se auto-proclamou como a "chave da democracia".
O presidente da Renamo disse ainda que novos ataques em Tete fizeram 80 mortos ao longo da semana passada, em tentativas das forças governamentais na desativação da sua base de Mucombedzi. A Renamo, afirmou, não teve nenhuma baixa.
O líder da Renamo disse esperar que o Presidente, Filipe Nyusi, e a Frelimo" se arrependam da arrogância" e coloquem em marcha os dois acordos de paz existentes e considera estarem a conduzir o país para uma nova "incerteza".
"Isto que vivemos hoje é a consequência da falta do cumprimento dos acordos de Roma [1992] e de Cessação das Hostilidades Militares [2014]. Quando estávamos a negociar já prevíamos que o incumprimento dos acordos traria problemas. O perigo é que os problemas que deviam ter parado em 1992 continuam hoje, como se não tivéssemos assinado nada", sustentou Afonso Dhlakama.
O líder da oposição considerou ainda inaceitável o desequilíbrio socioeconómico entre os moçambicanos e a recusa de oportunidades para quem não comunga os ideais do partido no poder, em violação da Constituição.
A Renamo não reconhece os resultados das últimas eleições gerais e exige a criação de autarquias províncias em todo o país e gerir de forma imediata as seis regiões onde reclama vitória eleitoral, sob ameaça de tomar o poder à força.

Sem comentários:

Enviar um comentário