"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

FIR tenta barrar estrada na passagem de Dhlakama


 

Listen to this post. Powered by iSpeech.org
UIR_NicoadalaDepois de treinarem de manhã e criarem pânico com disparos
Na manhã desta quarta-feira, quase que o distrito de Nicoadala, província da Zambézia, seria o inicio daquela que seria a segunda fase de Muxungue, quando membros das antigas Forças de Intervenção Rápida (FIR), actual Unidade de Intervenção Rápida (UIR), estacionados no Posto de Controlo local, tentaram sem sucesso impedir a passagem da comitiva do líder da Renamo, Afonso Dhlakama que estava em direcção a Chimoio, província de Maníca.
Uma fonte da polícia não autorizada disse ao Diário da Zambézia que tudo começou quando o primeiro carro de avanço do líder chegou com mais de 10 minutos ao Posto, dando sinal de que menos tempo, o líder iria passar por ali. Mesmo assim, segundo a mesma fonte, os agentes da UIR tomaram a decisão de não acatar o pedido tendo se mantido de armas em punho e prontos para atirar e todos ao longo da via. Menos tempo chegava então a comitiva do líder que era composta de mais de 20 viaturas e ai o ambiente começou a ficar tenebroso e a força da perdiz posicionou-se enquanto altos dirigentes daquele partido questionavam este posicionamento da polícia. Foram perto de 30 minutos de conversa e quando os agentes da UIR começaram a sentir que as coisas iriam tomar outro rumo, eis que o caminho foi aberto e Dhlakama e seus homens passaram.
UIR treinou e disparou em Nicoadala
Na mesma manhã, Nicoadala viveu momentos de agitação e pânico quando em plenos treinos, esta força cujo o seu comando encontra-se naquele distrito, disparou vários tiros ensaiando assim se calhar esta acção de impedir a passagem da comitiva de Dhlakama. Residentes daquele distrito não se conteram porque com tanta mensagem de guerra que se propala pelo país, pensaram que já havia começado. Aliás, a população não foi informada de que haveria tiros, visto que o quartel da UIR encontra-se entre residências.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 10.09.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário