"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 7 de setembro de 2015

CARTA ABERTA À COMISSÃO POLÍTICA DO PARTIDO FRELIMO

 

Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Prezados Camaradas da Comissão Política da Frelimo, cordiais saudações!
Ilustres, faltam-me palavras, talvez adequadas, para a introdução desta missiva, não obstante, não me vejo em condições de uma vez mais reduzir-me ao silêncio, pois quem cala consente, e isso não constitui a minha posição face ao estado da nação.
Senhores Camaradas, não vos escrevo por ser o mais atento, o mais cidadão, o mais inteligente, o mais ousado ou mesmo o mais corajoso, a verdade é que nada sou quanto a esses qualitativos, mas de uma coisa tenho certeza, o meu sentimento, ou melhor, esta epístola, espelha o sentimento dos cerca de 24 milhões de moçambicanos.
Ilustres Camaradas, é com enorme respeito que peço-vos para terem o mínimo de compaixão por este humilde povo moçambicano, que vem vivendo na incerteza de um futuro melhor. Peço a vossa abnegada contribuição para vivermos uma paz efectiva, aquela que não resume-se apenas no calar das armas, mas sim no altruísmo, no amor fraternal, sincero e verdadeiro.
Camaradas, não creio que as exigências da Renamo em partilhar a chefia e comando das Forças de Defesa e Segurança sejam absurdas tal como vocês propalam. Se na verdade elas são absurdas, porquê não tornam público os conteúdos do AGP-1992 e ACHM-2014, para que o povo possa aferir melhor quem de facto está manobrando a efectivação da paz? Afinal o AGP e ACHM não tem como finalidade o futuro melhor dos moçambicanos? Então porquê ignoram a sua efectivação? Será que não acham que ignorando a efectivação desses acordos, é o mesmo que hipotecar o futuro deste humilde povo moçambicano? Que culpa tem este povo ao ponto de ser feito carne para canhão?
Caros Camaradas da Comissão Política, será que os vossos filhos, sobrinhos, netos e familiares mais achegados a vós, fazem ou farão parte daqueles Militares que vão a linha de fogo? Será que passarão o sofrimento e angústia que aquele cidadão moçambicano terá, por ver seus bens destruídos pela guerra? Será que dormirão em condições deploráveis como aquele cidadão que irá perder sua casa destruída pela guerra? Ou estarão bem relaxados em mansões e hotéis no estrangeiro?
Sinceramente Camaradas, tenham um pingo de compaixão por este humilde povo. Não se ensoberbem pelo poder, pois, a vaidade de nada vale, senão levar à desgraça, porque ela é a causa de muitas desgraças, e este povo não quer viver essa desgraça à espreita, mas sim almeja um futuro melhor como nos incutiram pelas vossas palavras em nossas mentes. Este povo não quer guerra Camaradas, e a maior responsabilidade está em vossas mãos, pois, a faca e o queijo está em vosso poder, e tudo depende de vós para a efectivação de uma paz sólida, sincera e real. É mister que reflictam melhor sobre o futuro desta nação, porque tudo depende de vós, e se eclodir uma guerra, será por culpa vossa, vossa sim, por incumprimento integral dos acordos assinados com a Renamo; o povo sabe muito bem disso.
Vocês dizem que a Renamo e os seus dirigentes são alérgicos ao diálogo, mas o povo viu muito bem que vocês próprios é que retiraram as viaturas protocolares que eles usavam para fazerem-se ao diálogo. Portanto, como poderão locomover-se ao CCJC para fazerem-se ao diálogo sem meios de transporte? Vocês acham justo isso? Se na verdade a Renamo tem patrões como vocês dizem, porquê não previnem a intenção dos tais patrões, elaborando o tal modelo de integração, e de uma vez para sempre integrarem os homens residuais da Renamo? Afinal o que é mais simples e justo para vocês, entre integrar os homens residuais da Renamo nas FDS segundo o tal modelo de integração, e medir forças através de um conflito armado que só irá levar-nos a desgraça? Preferem que o povo sofra? Será? Que virtude hà nisso? Tenham compaixão por este humilde povo ilustres Camaradas.
Se a Renamo tem patrões como vocês dizem, é porque alguma coisa não está sendo cumprida nesses acordos que assinaram, e o tal patrão está usar esse ponto fraco. Portanto, o melhor que deviam fazer, seria cumprir-se integralmente o AGP e ACHM, ao invês de tentarem inventar mentiras para o povo, dizendo que a Renamo está sendo patrocinada armamento. Como e por onde entram tais armas, se vocês é que controlam todo tráfego fronteiriço? Quem é o tal patrocinador, se de facto existe? Ele não tem nome nem domicílio? Não desinformem o povo camaradas, coloquem as coisas bem claras, porque o povo sabe muito bem que as únicas armas qua a Renamo tem, são as mesmas usadas na guerra dos 16 anos, que vocês próprios não recolheram por falta de vontade em integrar os homens da Renamo nas FDS, segundo o que vem acordado.
Prezados Camaradas, espero que esta carta, não vos faça armarem traquinices para atazanar o autor da mesma, pelo facto de terem o poder em vossas mãos e se acharem no direito de oprimir quem tiver uma opinião contrária à vossa, como ja nos habituaram, e isso revela falta de capacidade para diálogo (a prepotência só manifesta-se onde não há inteligência); Camaradas, não armem traquinices, mas sim meditem no conteúdo da carta, e meditem seriamente, não se portem como o Rei Herodes Antipas que mandou decapitar João Baptista por ele o ter admoestado, pois, ninguém deve ser punido por seus pensamentos,assim rege o nosso ordenamento jurídico, mas sim sejam como Naamã, o Líder que sabia ouvir.
Camaradas, despeço-me com as seguintes palavras: o povo quer paz, o povo pede paz, o povo sonha paz, o povo chora pela paz, e paz verdadeira, sólida e sincera, pois, isso depende exclusivamente de vós Camaradas, porque a faca e o queijo está em vosso poder.
Não nos tragam a trombeta do Apocalipse antes do tempo, por favor prezados Camaradas.
Por: Thaulany Farias Mapsanganhe

Sem comentários:

Enviar um comentário