"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 8 de setembro de 2015

Eráti inicia exploração de quartzo e granada

O DISTRITO de Eráti, província de Nampula, candidata-se a ser um dos fornecedores de quartzo e granada, minerais usados na indústria decorativa, produção de vidros, material eléctrico, pastas dentífricas e detergentes.
Para quantificar as reservas daqueles minerais acima mencionados, o sector de Recursos Minerais e Energia acaba de autorizar uma empresa chinesa a desenvolver, a partir do mês em curso, estudos de prospecção e pesquisa que numa primeira fase, estarão concentrados ao longo do rio Lúrio, que limita o distrito de Eráti com o vizinho Chiúre, na província de Cabo Delgado.
A nossa Reportagem constatou que grande parte do equipamento destinado a perfurações do solo no quadro das pesquisas e prospecção mineira já se encontra no terreno, e segundo Fila Lázaro, inspector-chefe da Direcção Provincial de Recursos Minerais e Energia em Nampula, o processo de contratação de mão-de-obra já iniciou.
A mineradora chinesa, cujo nome não foi possível apurar, contratou numa primeira fase um total de cinquenta trabalhadores para o preenchimento de vagas em vários sectores, mas a sua ambição é de chegar aos duzentos antes do início dos estudos de prospecção e pesquisa.
Estudos geológicos indicam que o distrito de Erati é potencial em recursos minerais e no caso vertente de quartzo e granadas que nunca foram explorados para fins comerciais, segundo Fila Lázaro.
A fonte avançou alguns pormenores do contrato com a mineradora chinesa. Com efeito, no decorrer dos estudos de prospecção e pesquisa que arrancam brevemente e com um limite de cinco anos, a mineradora chinesa poderá efectuar exportações das amostras que vier a descobrir, sendo que os volumes de quartzo e granada comercializados estarão sujeitos à tributação por parte das entidades competentes nas suas mais variadas modalidades previstas na Lei de Minas.
O distrito de Eráti está numa posição privilegiada para o escoamento de quartzo e granada, que vierem a ser explorados, pois está servido pelo corredor rodoviário que liga as província de Nampula e Cabo Delgado em direcção ao Porto de Nacala, principal saída e entrada de mercadorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário