"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 17 de março de 2015

Sobre os Assaltos de Tchumene



Para quem está atento viu tanto no telejornal como no jornal o País a reportagem que apresentaram os assaltantes do Convento de Tchumene. Só para clarificar, é o Convento dos frades Servos de Maria, Servitas (OSM). O minibus dos estudantes que eles roubaram trazia essa sigla OSM por cima do vidro frontal.
Tem sido costume da polícia e especialmente a PIC, depois dos roubos ficarem com os bens roubados. Esta atitude não dignifica nem a polícia, nem a PIC e tão pouco ao governo moçambicano. Este comportamento não será uma prova mais do que o povo vem acusando a polícia de que eles colaboram com os malfeitores ou ainda mais que a própria polícia é que assaltam as residências, razão pela qual nunca se fazem ao local com tempo?
Porque é que sempre apresentam os bandidos/criminosos e nunca devolvem os bens roubados aos legítimos proprietários?
Em fevereiro de 2011, roubaram 21 computadores da sala de informática da Escola Secundária São Gabriel que pertence aos mesmos padres deste convento assaltado em Tchumene. Se se lembram, a tv e alguns jornais afirmaram terem sido encontrados os computadores roubados em São Gabriel, mas até hoje nenhum computador a pic devolveu a escola em causa.
Em 2013, um trabalhador (assistente administrativo) da paróquia são Gabriel roubou cerca de 200,000 meticais provenientes da venda das camisetes da peregrinação e outras proveniência. depois do acto fugiu dizendo que ia ao funeral da mãe. reportado a pic, até hoje nada resultou. segundo as informações é que o polícia encarregue que até foi voluntário para seguir o caso é um comparsa do ladrão, por isso o assunto nunca ia afrente.
Hoje são dois carros, dez computadores, e mais de dez telemóveis dos padres e dos estudantes. Apresentaram os criminosos, mas não se falou dos bens roubados. Será que vão ter repetir a mesma coisa? Encontraram os criminosos e não os carros? da sexta feira a noite para hoje terça, vão nos dizer que eles já venderam tudo o que de la levaram incluindo os carros? se a pic não está envolvido nestes crimes porque não devolvem os bens que eles recuperam dos ladrões? porque o governo continua indiferente perante estes crimes? ou é o próprio governo que manda cometer essas atrocidades?
Por favor, Governo da Frelimo, PRM (PIC), devolvam os bens que encontraram com os bandidos; favor, não fiquem com os bens que não vos pertence, não somente dos padres, mas também de todos os que sofreram assaltos lá em Tchumene. E quanto aos bandidos, devem ser dados uma pena máxima para que sirva de lição para aqueles que tenham essas inclinações ou que se enriquecem a custa dos esforços dos outros. devolvam os carros e os computadores, os estudantes precisam deles para poderem estudarem.
Por favor, PIC, mostrem o que vocês valem fazendo a justiça (Entregarem os bens que recuperaram por seu tenho certeza que vocês não entregam apresentam os criminosos sem antes vos dizer onde estão e recuperarem as coisas). Isso todo o povo moçambicano sabe. a pesar de não falarem por medo, gente já sabe todo o vosso truque nas matérias.
para terminar, peço mais uma vez que devolvam os carros, os computadores e mesmo os computadores. Alem disso que o ministério público e tribunal que comecem a dar multas a esses bandidos para reembolsar as suas vítimas e não se limitar em pôr na cadeia e as vítimas serem deixadas a sua sorte. Justiça, justiça, justiça! mostrem que amam Moçambique!
Vos agradeço desde já pela vossa escuta!

Sem comentários:

Enviar um comentário