"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 26 de março de 2015

"Chama da Unidade Nacional" uma Manipulação Mediática



Nos países, políticas, ideologias e mentes comunistas é muito frequente e normal o uso da manipulação mediática para a sua defesa. Esta pode-se manifestar segundo o fim ou objetivo a alcançar através da Estratégia de Distração; Criar Problemas e depois Oferecer Soluções; Estratégia da Gradualidade; Estratégia de Adiar; Dirigir-se ao Público como a Criaturas de pouca idade; Utilizar o Aspecto Emocional muito mais que a Reflexão; Manter o Povo na Ignorância e na Mediocridade; e por ai fora. A intenção de toda esta manipulação é de manter o povo distraída e bem longe dos verdadeiros problemas sociais, atraída por temas sem importâncias real.
 
O elemento primordial do controlo social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público  dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas. A técnica é a do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações sem importância. Do outro lado, cria-se problemas para depois oferecer solução (problema- reacção-solução). É muito normal entre nós ver um problema criado, uma situação prevista para causar certa reacção no público, a fim de que este seja o suplicante da medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo deixa-se desenvolver ou intensificar a violência, a criminalidade, organizar atentados, sequestros, assaltos as residências, a fim de que o público seja o requerente de leis de segurança e políticas, em prejuízo da liberdade do cidadão.
 
Não são poucas as vezes que o governo usa a Gradualidade para impor a aceitação de normas ou medidas inadmissíveis. faz tudo lento ou aplica-as gota-a-gota  para que as novas normas impostas, as mudanças radicais são aceites sem provocar revoltas; dar o cidadão mais tempo para se acostumar à ideia e de aceitar com resignação quando chegar o momento. esta é a razão da má qualidade de ensino; manter o povo ignorante, incapaz de compreender a tecnologia e métodos utilizados para seu controlo e escravidão.
 
Acho eu que esta discrição dá para compreender porque digo que a propalada "Chama da Unidade Nacional" é uma mera manipulação mediática. O momento e ambiente em que o país vive antes de falar de chama de unidade nacional, é melhor de desenhar estratégias para trazer a paz e harmonia ao povo. O que o povo quer não é ir atrás da chama, mas sim que possam celebrar os 40 anos da independência em paz e tranquilo, sem exclusão social. A chama da unidade não vai trazer nenhuma unidade nacional enquanto manterem esta estratégia mediática.
 
A melhor Chama de Unidade Nacional é a Justiça e Equidade para todo o povo e não discursos estéreis. Apelo o senhor Presidente, Filipe Nyusi, a desistir essa intenção, porque não é oportuno nem conveniente. Isso, será gozar o povo que está a sofrer. Pergunto, se meu senhor não se importa: será que a tal chama da unidade nacional vai dar comida aqueles que dormem sem pôr nada no estomago por não terem? vai construir as casas daqueles que perderam as suas palhotas pelas chuvas? será que vai construir as escolas destruídas para que os meninos possam estudar? vai construir as pontes destruídas para que a comunicação seja feita normalmente? vai comprar viaturas para que a polícia não persiga a pé a um ladrão ou criminoso que está num BMW? vai aumentar o salário dos funcionários para que deixem de cobrar ilicitamente os cidadãos pobres? vai acabar com o conflicto político? vai travar a iminente guerra que a Frelimo e a Renamo preparam? vai acabar com exclusão social? vai acabar com a criminalidade, a impunidade, as injustiças? Vai comprar medicamentos para os hospitais de que o povo simples possa ter ao menos paracetamol que agora se tornou "chifre de coelho" pelo seu escassez?
 
Então, que beneficio tangível vai trazer esse esbanjamento de dinheiro que nem chega para construir uma sala de aulas? será que tem uma razão de ser essa chama da unidade nacional neste preciso momento? Se não podem me dar resposta nestas questões, então, parem de manipular o povo. Um pai que ama os seus filhos sem condições, nunca lhes manipula, nunca lhes engana, nunca lhes esconde a verdade, nunca age em seu prejuízo. O dinheiro a gastar nessa chama de Mueda a Maputo, é melhor usar para dar de comer algumas pessoas que morrem de fome ou construir as pontes que desabaram ou escolas. Mostrem que de verdade gostam e amam este "povo maravilhoso" como sempre habilitaram.
Apelo por fim a todos os moçambicanos a despertarem e não se deixarem enganar mais. Já lá vão 40 anos de engano (o mesmo discurso de unidade nacional), e na prática o que existe é uma política que separa e divide os moçambicanos cada vez mais. neste 40º Aniversário da Independência Nacional, queremos um presente dos nossos mais velhos (libertadores); A PAZ, JUSTIÇA REAL E EQUIDADE e não manipulação mediática de sempre.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário