"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 25 de março de 2015

O Princípio do Mal Menor



Este princípio defende que onde existe dois males, deve-se escolher o mal menor. Eu acho que neste preciso momento, a Frelimo devia usar este princípio para o bem do povo, se bem que de verdade se interessa deste povo.

Vendo os comentários feitos do artigo sobre as ameaças do generais da Renamo, basta me concluir que a Frelimo tem menos apoio do povo em relação a Renamo. Há muitos moçambicanos da camada intelectual que estão a favor não somente dos posicionamentos da Renamo, mas também da divisão do país.
As condições que estes generais deram são graves e difíceis de engolir: "Se até 15 de Abril as FDS  continuarem em Gorongosa vão fazerem o que eles sabem, vão cotar a comunicação a partir do rio Changane.....". Há necessidade de um senso comum, abandonar as ideologias politicas e velar pelo bem do povo e do país. A constituição foi escrita por homens e são homens que podem alterar em algumas vezes por conveniência. de facto, facto para o Guebas ser eleito foi preciso um arranjo porque a idade dele já não lhe permitia.
Eu chamo a Frelimo a um bom senso, a escolher o mal menor. Entre deixar que se aplique o projeto das autarquias provinciais e dividirem o país, é melhor saber ceder escolhendo o mal menor que é das autarquias provinciais. Se a frelimo não ama nem gosta o povo moçambicano continuará na sua radicalidade e dureza de coração invocando a unidade nacional, que de facto ela mesma é que divide o povo para melhor explorar. Aliás, já dividiu o país faz mais de cinco anos atrás. o controle do rio Save é uma fronteira, muito mais rigorosa que a fronteira de Ressano Garcia.
Em 2009, viajando com meus sobrinhos a Nampula, eu perguntei aos militares e policias que ali revistavam os carros, o porque daquela actuação, e nenhum se dignou dar resposta a não ser, "são ordens por cumprir".
Senhores, sejam sensatos e amem o país. se dividirem o país vai ser pior para vocês, porque isso que vos leva a não aceitar essas autarquias provinciais, vão perder para sempre, porque uma vez dividido, não terão palavra. Vão perder as vossas empresas, os vossos negócios e as participações que têm nas empresas mineiras e petrolíferas e outras. Com as armas, nunca vão conseguir vencer os guerrilheiros da Renamo, vocês sabem muito bem disso. Machel quis usar aviões para bombardear as bases da Renamo e não conseguiu; Guebuza tentou matar Dlhakama em 2013 com assalto em Santunjira, não conseguiu e só mataram filhos inocentes que nunca queriam assumir que morriam em massa.
As armas de destruição em massa que estão a montar la no centro e norte, é para voltarem a matar o povo e depois dizer que é a Renamo como fizeram durante a guerra dos 16 anos? Eu me lembro muito bem dessa guerra. O hospital da minha escola, na missão e Nahadge foi destruído pelos militares com um morteiro 82 desde a vila de Nacarôa  e foram dizer que foi a Renamo que destruiu....
Queremos a paz e nunca mais a guerra no nosso solo. Basta de mortes, basta de uso de força, basta das armas, basta de matar.....
Escolham o mal menor e ganharemos todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário