"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 25 de março de 2015

GENERAIS DA RENAMO PRESSIONAM DHLAKAMA E AMEAÇAM AGIR UNILATERALMENTE

 

Ouvir com webReader
* E exigem a retirada das FDS de Gorongosa ate dia 15 de Abril
* Determinaram "fechar definitivamente" a Estrada Nacional número Um se não houver progresso no campo político a curto prazo
Numa reunião "quente" realizada entre terça e quarta feiras da semana passada em Angónia com os seus principais generais, Dhlakama foi "apertado" a abandonar a via diplomática e politica e avançar com uma solução militar. Os militares alegaram que a cada dia que passa a Frelimo tem aumentado os seus efectivos militares e armas pesadas e montam novas posições muito próximo das suas bases, o que poe em perigo as suas vidas. Os generais também disseram não compreender porque se tolera as graves violações dos acordos de 5 de Setembro por parte das FDS que vão ocupando varias posições estratégicas. Foram varias questões colocadas e houveram acalorados debates que se prolongaram ate "os primeiros galos cantarem", parafraseando a minha fonte. Dhlakama tentou apaziguar a situação alegando que tem fé no acordo assinado com Nyusi e pediu tempo. Os generais disseram que a partir de agora irão agir e reagir de acordo com o evoluir da situação no terreno e não poderão mais aguardar por "ordens de cima" porque o inimigo esta demasiadamente próximo e a situação exige reação imediata.
Os generais exigiram também a Dhlakama para que acerte com Nyusi a retirada incondicional das FDS a volta do seu quartel general em Gorongosa, bem como Maringue e Sussundenga e visto que as FDS concentraram artilharia pesada incluindo armas de destruição em massa "B11" que pode matar os camponeses a qualquer momento para alem de que os militares tem molestado as populações locais e advertiram que se até o dia 15 de Abril não se retirarem, "farão o que sabem" sem ter que consulta lo.
RADICAIS DA RENAMO PREFEREM DIVIDIR O PAIS
Se Dhlakama fosse um jovem líder qualquer sem história na Renamo certamente teria sido demitido naquela noite, tal era uma chuva de "porquês" cuja resposta deixaram Dhlakama entre a espada e a parede. Dhlakama foi questionado sobre o porque anda a "pedir favores" a Frelimo para criação dos "municípios provinciais" sabendo que e um governo ilegítimo ao invés de governar unilateralmente. Exigem que se avance com a divisão do pais Dlhakama argumentou que a Renamo não representa apenas os povos do centro e norte do pais e fez notar que o movimento ganhou em Inhambane e foi muito votado em Maputo.
"REPUBLICAS VASSALAS" DA FRELIMO
Durante a reuniao os generais disseram estarem fartos das humilhações e ladainhas da Frelimo e já caminham para a velhice enfrentando injusticas de varia ordem, o povo continua a ser martirizado e os recursos a serem pilhados e perguntaram a Dhlakama até quando continuará com esta paciência. Fizeram também notar que a continua acumulação de tropas e material bélico nas regiões centro e norte pode resultar dos acontecimentos da guerra dos 16 anos em que a Frelimo massacrou milhares de camponeses. A Frelimo testava contra as populações do centro e norte as novas armas oferecidas pelos soviéticos. Abre se um parêntesis para esclarecer que na cabeça da Frelimo as zonas centro e norte são como suas colonias ou republicas vassalas e controla rigidamente o povo de Gaza através de métodos comunistas típicos da Coreia do Norte.
Portanto, os gazenses sao manipulados e instrumentalizados para servir as agendas criminosas da Frelimo. O massacre de Manjacaze foi "obra prima" da Frelimo para diabolizar a Renamo mas isso e outra história...
Só os parentes e amigos de graúdos ligados ao poder central e que singram em Gaza, o grosso da massa camponesa continua tao atrasada como nos tempos de Ngungunhana. Não ha liberdade política e de expressão em Gaza.
LINHA VERMELHA
Neste momento o pais esta sobre um barril de pólvora. A guerra pode reacender a qualquer instante se os seguintes factos ocorrerem:
1. Tentativa de atacar Dhlakama
2. Se as FDS tentarem desalojar as perdizes na região sul ou centro e norte em qualquer uma das bases
3. Não retirada as FDS em Gorongasa ate ao dia 15 de Abril
4. Não aprovação do ante projecto das regiões autónomas.
CONSEQUENCIAS
Em casos de escaramuças as perdizes irão interditar imediata e definitivamente a ligação rodoviária da EN 1 a partir do rio Changane depois de desalojar as FDS em Save o que significa que a Frelimo perdera automaticamente Inhambane e Cabo Delgado. É importante frisar que neste momento as zonas adjacentes ao rio Save fervilham de perdizes que se apresentam em uniformes novos e bem armados. Não se tratam de hordas maltrapilhas.
As unidades das FDS que estão no centro e norte já mostram sinais de desalento e existe um alto risco de "virarem a casaca" (sempre que a comitiva de Dhlakama passa, os militares gritam de alegria. Na travessia do batelão no Licungo, Mocuba, Dhlakama foi escoltado exclusivamente por militares - todos eles eufóricos como se quisessem pedir autografos). Alem disso, grande parte das unidades das FDS sao jovens mancebos recem treinados pelo que se espera grandes debandadas. É que a melhores e mais capazes unidades foram dizimadas em Satungira, Mangmonhe e Maringue. Quanto aos milhares de perdizes na região sul vão focalizar as suas ações sobretudo em tacticas de guerrilha urbana e algumas "manobras de diversão".
A esperança da Frelimo reside no uso dos cacas mig-21 e artilharia pesada mas sobretudo uma 《milagrosa》 eliminação física de Dhlakama antes da aprovação do ante projecto das autarquias provinciais o que e de per si um plano pifio porque é graças ao Dhlakama que os radicais da Renamo ainda nao viraram o pais de patas para o ar para alem de que Dhlakama e mais um guia espiritual do movimento do que propriamente um comandante militar. O 'second in commad' militar de Dhlakama é tao formidável e resoluto quanto o proprio Dhlakama mas não tem a mesma "paciência chinesa". Portanto, matar Dhlakama será "pior a emenda que o soneto"; um erro catastrofico. Alias, quando mataram o Matsangaisse, surgiu Dhlakama e o Matsangaisse acabou "ressuscitando" e tornou se
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unay.cambuma/posts/1650800968481372:0

Sem comentários:

Enviar um comentário