"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ter cinquenta alunos por turma pode não passar de uma boa intenção

Foi oficialmente aberto esta segunda-feira o ano lectivo de 2012. Muitas escolas visitadas pela nossa reportagem já tem tudo a postos para que esta terça-feira as aulas tenham inicio.
Mas contrariamente a orientação ministerial muitas escolas da cidade de Maputo não vão conseguir ter apenas 50 alunos por turma. Na escola secundária do Noroeste a nona classe é que tem sido mais pressionada.
Um pouco mais neste caso significa cerca de setenta alunos. Conforme atestam as listas afixadas. Maior surpresa tivemos na escola Secundária Estrela Vermelha onde algumas turmas têm pouco mais de 30 alunos.
Mas ficamos depois a saber que muitos alunos ainda não foram enquadrados nas turmas. E na Escola Secundaria da Polana as listas ainda não haviam sido fixadas ate ao fim da tarde desta segunda-feira para o desespero de quem espera.
A directora pedagógica da Polana diz que tudo estará pronto ate as primeiras horas desta terça-feira e garante que a sua escola está a fazer esforço para não ultrapassar muito o número de alunos fixado pelo Ministério, mas reconhece que a pressão é grande.
Os números apontam para 200 mil alunos em todo país que vão ficar em casa por falta de vagas nas escolas este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário