"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Papa Bento XVI aceita renúncia de Dom Jaime Gonçalves

Dom Jaime Gonçalves e Dom João Carlos
Vaticano nomeia interinamente Dom João Carlos como substituto.
O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do arcebispo da arquidiocese da Beira, Dom Jaime Gonçalves. Simultaneamente, o Vaticano nomeou, internamente, Dom João Carlos, bispo auxiliar de Maputo, para aquele cargo.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, citada pelas Agência Ecclesia e Rádio Vaticano, o prelado renunciou ao cargo por ter completado 75 anos, limite de idade para o exercício daquela função, segundo o Código de Direito Canónico. O anúncio foi tornado público no último sábado, no Vaticano (Roma), em Itália, sede da Igreja Católica.
O Dom Jaime disse, em Outubro do ano passado, que estava preparado para ir à reforma, referindo que estava ciente de que a diocese que dirigiu, durante 35 anos, pelo menos conseguiu recuperar as missões que se encontravam em poder do Estado, arrancadas após a independência do país.
Este pronunciamento foi feito à margem de uma missa de Acção de Graça organizada pela Escola da Nossa Senhora de Fátima, que serviu para homenagear o arcebispo, facto que aconteceu quando completou 75 anos de idade no dia 26 de Novembro, de acordo com as normas da igreja católica romana.
 “As missões constituem meios para a realização condigna das actividades de evangelização da igreja”, considerou, acrescentando que a maior parte das missões está a servir plenamente a igreja católica.

Sem comentários:

Enviar um comentário