"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 14 de janeiro de 2012

Ensino Secundário Geral: Seleccionados livros de uso obrigatório


O MINISTÉRIO da Educação seleccionou um conjunto de livros de uso obrigatório a partir do ano lectivo 2012 no Ensino Secundário Geral. Excepcionalmente, este ano ainda será permitido o uso de livros que não façam parte do lote adoptado, prerrogativa que o MINED adverte que já não será aplicável em 2013.
Maputo, Sábado, 14 de Janeiro de 2012:: Notícias
 
Os livros adoptados são adstritos a cinco editoras nacionais, nomeadamente a Plural Editores, a Texto Editores e a Longman Moçambique, que fornecem livros da 8ª à 12ª classe, e a Distribuidora Nacional de Material Escolar (DINAME) e Alcance Editores, que respondem pelos manuais da oitava e nova classes, esta última apenas nas disciplinas de Geografia e História.
O porta-voz do Ministério da Educação, Eurico Banze, explica que a decisão de seleccionar livros de uso obrigatório nas escolas do Ensino Secundário Geral seguiu-se a uma avaliação feita por uma equipa técnica da instituição ao conjunto de títulos pertencentes a diversas editoras, que eram usados naquele nível. A ideia, segundo a fonte, é assegurar uniformidade nos conteúdos ministrados a alunos da mesma classe em diferentes escolas.
Considerando que algumas editoras seleccionadas estão autorizadas a fornecer títulos da mesma disciplina e classe, o Ministério da Educação orientou as escolas, através dos Conselhos de Escola, a procederem à escolha, sob proposta do grupo de disciplina, dos livros a serem usados em cada disciplina.
“ Sabemos que há pais e encarregados de educação que já adquiriram livros para os seus educandos, alguns dos quais não constam da lista agora adoptada pelo Ministério. A esses queremos tranquilizar dizendo que este ano, esses livros ainda podem, em paralelo mas, a partir de 2013, a instrução é o uso exclusivo do conjunto de livros adoptados pelo Governo”, explica a nossa fonte.
Enquanto isso, o Ministro da Educação, Zeferino Martins, inaugura próxima segunda-feira, a Escola Secundária de Kuphe, no distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado, em cerimónia integrada na abertura oficial do ano lectivo de 2012. A construção da referida escola é parte de um projecto financiado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), que compreende ainda as obras de reabilitação das Escolas Secundárias 29 de Setembro da Maxixe, de Nacala e de Dondo, bem como a construção de raiz da Escola Secundária de Namarrupi, em Murrupula, província de Nampula.
A construção destas infra-estruturas insere-se no objectivo geral de alargar a rede escolar e aumentar o acesso àquele nível de ensino, bem como contribuir para o melhoramento da qualidade do ensino ao proporcionar melhores condições de trabalho aos alunos e professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário