"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 6 de março de 2012

Quém com ferro mata com ferro morrerá

Este foi o slogan usado quase em todos jornais de Angola e Moçambique quando foi morto o J. Savimbi, líder da UNITA. Ou seja a medida que usas será usada contra ti. Eu chamaria a uma reflexão sobre estas duas passagens a todos que se acham poderosos e usam as pessoas excluindo e marginalizando-as, para depois vir dizer que o povo é que quer ou fazem em nome do povo.
No diário dos últimos anos dos moçambicanos está cada vez mais a deteriorar-se tudo provocado pela má governação, má distribuição dos recursos, pela corrupção, pelo contínuo  desvio de aplicação dos fundos do erário público, ou seja pela gestão danosa, gestão de faz de conta.  Este slogan está relacionado com a passagem Bíblica que líamos no evangelho de ontem segunda feira da segunda semana da quaresma “a medida que usares será usada para vós” (Lc,6,38).
O senhor arcebispo de Maputo, dom Chimoio como sempre o chamamos, falando com adolescentes, jovens e catequistas, a quando da sua visita na paróquia São Gabriel da Matola, iluminou-nos com um conto, “numa zona de África, quando os pais envelheciam, os filhos levavam-nos a uma montanha com um pouco de comida e abandonavam. O fim era de morrerem sós e serem comidos com os animais selvagens. Então um jovem para não ser diferente dos outros da região, pediu o seu amigo para lhe ajudar levar a maga e ir deixar na montanha. Assim a caminho da montanha, o pai pediu que lhe parassem um pouco. Aí olhando para o netinho que vinha com eles disse, meu filho, este meu netinho fará o mesmo amanha contigo porque ele está aprendendo contigo….e continuou, podemos continuar a caminhada. De seguida o filho disse ao amigo que voltassem a casa com o seu pai e assim voltaram….
Esta conto voltei a ouvir este ano com meu professor de cultura e moral. Isto ilustra exactamente o que a citação bíblica e o slogan do ferro quer dizer. O tripé que hoje sustenta o País, composto pela pobreza absoluta (instituída pelas sucessivas ementas de políticas perversas e desastrosas), pela corrupção medular (acicatado mormente por alguns camaradas de Nachingueia), e pelo nepotismo partidário (que mina a construção do Estado democrático). Agora os idosos já não contam, e a razão disso está a questão a cesta básica ou o subsidio de velhice que já retiram a um numero superior de 200 idosos,  os jovens não são escutados. Estes grupos são importantes somente no momento eleitoral que muitas vezes são instrumentalizados.
Enquanto é tempo é melhor mudarem a conduta sobretudo no trato com os semelhantes. Sigam o exemplo daquele jovem que voltou com seu pai a casa. Os nossos jovens que vocês excluem juntamente com os vossos filhos, vos farão a justiça, porque estão aprendendo com a vossa governação.
Não seja que no futuro tenham que pagar por todas as atrocidades que a Frelimo praticou, a partir dos assassinatos dos ditos revolucionários em Nachingueia; as matanças em praças públicas no momento da guerra civil (em Nampula bastava ser acusado de njuba ou nakatana, era suficiente para ser morto a tiro ou apedrejado a morte), eu vi isso em Nacarôa e Namialo, por onde vim a crescer; dos queimados vivos nas suas residências por se negarem a ir viver na aldeia; das prisões arbitrárias e sem processos e condenações sem ser ouvido; do sangue das crianças traficadas que primeiro negaram e depois aceitaram por ver que os objectivos já haviam sido alcançados; da corrupção e nepotismo partidário, em da gestão danosa que enferma o país com a pobreza absoluta. Hoje se assustam com a onda de linchamento que acontece quase em todo país. É fruto do que aprenderam durante os anos passados. Por isso, que se preparem para isso….
Tudo isto e outros tantos males, são coisas que os jovens estão aprendendo convosco, pois têm acesso a informação da verdadeira historia de Moçambique a partir de fora, já que dentro do país se oculta a veracidade da nossa História. Nunca é tarde para mudar ou converter-se. O povo Moçambique é muito pacifico e generoso, (e de facto é por causa dessa bondade pacifica que são instrumentalizado), poderá perdoar-vos se mudarem e começarem a fazer as coisas a favor do povo. Caso contrario, os asseguro, o slogan quem com ferro mata com ferro morrerá ou a medida que usares será usada contra ti, será aplicada para cada um de vós. Mudem! Sejam sensíveis e vivereis ou os vossos descendentes vão ter que responder e pagar um preço muito caro…..!

Sem comentários:

Enviar um comentário