"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 28 de março de 2012

ENI descobre mais uma reserva de gás na bacia do Rovuma

Reservas de gás tornam Moçambique um importante actor a nível mundial
O país já é considerado “produtor incontornável”.
Com potencial de até 240 metros de reservatório no poço descobridor, é a terceira descoberta de gás natural em Moçambique este ano, depois das descobertas da petrolífera americana Anadarko, em Janeiro, e da ENI, em Fevereiro.
A empresas italiana ENI anunciou, ontem, uma nova descoberta de gás natural “de grande dimensão” no poço Mamba North East-1, na bacia do Rovuma, a norte de Moçambique, e confirma o país como “produtor incontornável” daquele recurso a nível mundial. Esta é a terceira descoberta de gás natural em Moçambique este ano, tendo sido a primeira em Janeiro, pela petrolífera americana Anadarko, e a segunda em Fevereiro, pela ENI.
“Os resultados deste poço, perfurado na parte leste da Área 4, são de especial importância, uma vez que aumentam os recursos dos reservatórios naquela área em, pelo menos, 10 biliões de pés cúbicos, dos quais oito biliões de pés cúbicos estão localizados exclusivamente em reservatórios na Área 4”, destaca a empresa, que é parceira da portuguesa Galp Energia num consórcio para a exploração daquela área na bacia de Rovuma, no offshore de Moçambique.
Segundo acrescenta em comunicado, citado pelo jornal português OJE, “esta nova descoberta aumenta o potencial estimado de gás no complexo Mamba na Área 4 para, no mínimo, 40 biliões de pés cúbicos de gás no jazigo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário