"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Governo de Nyusi falha meta de manutenção, reabilitação e construção de estradas


PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira  em 10 Setembro 2019
Share/Save/Bookmark
O Governo voltou a falhar a sua meta de construir, reabilitar e fazer a manutenção de estradas distritais, municipais e rurais não cumprindo a promessa de Filipe Nyusi de não descansar “enquanto não tiver um país sulcado de vias de acesso transitáveis que assegurem, em todas as épocas do ano, a circulação de pessoas e bens em todo o território nacional”.
Com fundos condicionados pelas dívidas ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM o Executivo propôs-se em 2019 a realizar a manutenção de 1.000 quilómetros de estradas distritais contudo, no Balanço do 1º semestre do Plano Económico e Social (PES), indica terem sido mantidos 97 quilómetros em todas províncias e não perspectiva novas manutenções para o semestre em curso.
No que a estradas municipais diz respeito a meta do PES para 2019 era efectuar a manutenção de 200 quilómetros contudo somente 10 quilómetros foram mantidos em todos municípios de Moçambique. Relativamente as estradas rurais nenhum quilómetro novo foi construído.
No âmbito do Projecto de Promoção de Mercados Agrícolas deveriam ter sido construídos 107 quilómetros em cinco distritos da Província da Cabo Delgado, outros 81 quilómetros estavam projectados para seis distritos da Província do Niassa, 45 quilómetros foram planificados construir em dois distritos da Província de Nampula e mais 57 quilómetros foram programados edificar em dois distritos da Província da Zambézia.
Também não iniciou a construção dos 150 quilómetros previstos para três distritos da Província de Nampula, no âmbito do Projecto SUSTENTA.
Balanço 1º semestre do PES 2019
Menos má foi a asfaltagem de estradas nacionais com a colocação da primeira camada de revestimento em 24 quilómetros, de um total de 94 quilómetros, da estrada entre Muita e Massagulo. No troço entre Massangulo e Lichinga foram asfaltados 50 quilómetros, faltam 39, enquanto na muito adiada estrada entre Nampula e Nametil foram executados 18 dos 74 quilómetros de extensão.
Avançou a asfaltagem em quatro estradas regionais, 18 quilómetros na estrada entre Homoíne e Panda, 12 quilómetros entre Magige e Etatara/Cuamba e foram concluídos 25 quilómetros da estrada entre Tsnagano e Ulóngue.
Algumas estradas com obras em curso
Cumprida foi a manutenção de rotina de 2.118 quilómetros de estradas revestidas em Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa assim como a manutenção de 2.713 quilómetros de estradas não revestidas nas referidas províncias.
A manutenção periódica da Estrada Nacional nº 1 entre Pambara, Save e Muari foi concluída em 70 dos 154 quilómetros e também avançou o melhoramento do troço entre Inchope e Caia. Em termos de reabilitação apenas está em curso na Estrada Nacional Nº4, entre Maputo e Matola tendo ficado por iniciar nos troços Quelimane, Nicoadala e Namacurra.
Obras de reabilitação ainda decorrem na Estrada Nacional nº 6, entre a Beira e Machipanda, massacrada pelas inundações do Ciclone Idai.
Também está em curso a reabilitação das estradas regionais entre Tsangano e Ulóngue, entre Ulóngue e Dómue e Furancungo e foram concluídos seis dos 37 aquedutos que estão a ser instalados entre o cruzamento da Estrada Nacional 12 e Nacala-à-Velha.

Sem comentários:

Enviar um comentário