"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Secretário-geral da Renamo retido durante algumas horas pela polícia moçambicana

18 de Abril de 2013, 18:17

Maputo, 18 abr (Lusa) - A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), oposição, denunciou hoje um incidente com o secretário-geral, Manuel Bissopo, e o chefe de Mobilização, Armindo Milaco, ambos deputados, intercetados e retidos durante horas pela polícia antimotim na Gorongosa, no centro de Moçambique.
O incidente ocorreu ao princípio da tarde, quando a viatura dos dois deputados foi intercetada pela Força de Intervenção Rápida (FIR), disse à Lusa Manuel Bissopo, falando por telefone, da Gorongosa.
"Entendemos que foi uma vingança e vamos responder na altura própria. Isso mina o relacionamento entre a Renamo e o Governo", disse o secretário-geral do principal partido da oposição em Moçambique, assinalando que essa "é a polícia de sempre que persegue a Renamo".
Bissopo denunciou que o comandante da FIR os ameaçou de morte e "disse mesmo aos agentes para dispararem", o que não aconteceu.
Depois, segundo o relato, os dois deputados foram levados ao comando da polícia na vila da Gorongosa, onde permaneceram durante duas horas e, a seguir, foram mandados embora, "sem que tivesse sido dada qualquer explicação".
Manuel Bissopo adiantou que no processo a polícia os tentou algemar mas sem êxito, face à oposição dos deputados. Acrescentou que ele e o chefe da Mobilização não foram vítimas de violência física, mas "humilhados" pelos agentes.
Em contacto com a Lusa, Joaquim Nido, comandante provincial da Polícia em Sofala, confirmou a detenção mas sem adiantar pormenores.
"Confirmo que foi detido hoje pela polícia por volta das 13 horas em Gorongosa o secretário-geral da Renamo" disse à Lusa, remetendo para "mais tarde" outras declarações.

Sem comentários:

Enviar um comentário