"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 14 de abril de 2013

Papa Francisco e Vaquina destacam paz em Moçambique




clubofmozambique (2013-04-12) O Papa Francisco recebeu ontem no Vaticano, o Primeiro-Ministro de Moçambique, Alberto Vaquina, que se encontra de visita à Itália desde o início da semana.

Durante o encontro de cortesia, Vaquina transmitiu as congratulações dos cristãos pela eleição do Papa Francisco no passado mês de março.

As duas personalidades abordaram as cordiais relações entre Moçambique e o Vaticano, e manifestaram o desejo de um maior implementação do acordo que ambas as partes assinaram em 7 de Dezembro de 2011 e ratificado no ano passado.

Foi particularmente destacada a contribuição positiva da Igreja Católica para a manutenção da paz e desenvolvimento de Moçambique, e as actividades que a igreja leva a cabo nos sectores da educação e caridade social.

As mudanças em curso e os problemas que afectam a região austral de África também mereceram a atenção do Papa e do governante moçambicano.

Presentes na audiência, estiveram o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado e o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para Relações entre Estados.

Recorde-se que a Conferência Episcopal de Moçambique assinalou em agosto de 2012 com uma nota pastoral a celebração dos 20 anos do Acordo Geral de Paz em Moçambique, alertando para os riscos que se colocam ao regime democrático.

“A democracia e a paz no nosso país só estarão garantidas se houver uma efectiva transformação dos partidos políticos, para que sejam não somente retórica mas verdadeiramente democráticos, a partir do seu interior”, vincam os bispos católicos.

O documento centra-se também na vaga de descobertas de recursos minerais e nos riscos de se poderem converter em fonte de “divisão, conflitos e guerras”.

"Se vierem a faltar, a sabedoria, a prudência e políticas justas e clarividentes, na sua exploração, podem tornar-se em pesadelo, uma séria ameaça para o país", alerta o episcopado.

O texto criticava igualmente os casos de privatização de bens ou de espaços, “inicialmente destinados às comunidades”, como no caso da “devastação rápida e excessiva” das florestas ou a atribuição de “praias, ilhas e reservas florestais” a cidadãos nacionais ou estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário