"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Detido porta-voz dos desmobilizados, líder dos ex-combatentes acusa polícia de ameaças de morte

A situãção do nosso país está de mal a pior. Cada dia que passa é uma novidade surpreendente. Há muita mudança na governação mas para o negativo sempre. Sempre poem em causa a jovem democracia querida pelo pobre povo. Abaixo estão alguns comentarios de diferentes pessoas expressando o seu sentimento e desagrado desta detenção arbitraria e brutal. leiam e ponham o vosso comentario.........

Maputo, 14 fev (Lusa) - O porta-voz do Fórum dos Desmobilizados, Jossias Matsena, foi hoje detido pela polícia de Moçambique, no dia em que aquela associação pretendia realizar uma manifestação defronte do Ministério dos Antigos Combatentes.
Nas primeiras horas de hoje, os desmobilizados tentaram concentrar-se diante do Ministério que os tutela para "pressionarem" o Governo moçambicano a atender as suas exigências.
Mas, pelo caminho, Jossias Massena foi detido pela polícia e conduzido à cadeia da Machava, disse o próprio à Lusa via telefone a partir da penitenciária.
O grupo reivindica o pagamento de uma pensão mensal de 12.000 meticais (cerca de 300 euros) e pretende manter um encontro com o Presidente da República, que constitucionalmente é o comandante em chefe das Forças Armadas de Moçambique, que responde também pelos desmobilizados.
Na segunda-feira à noite, o porta-voz do Fórum dos Desmobilizados contactou a Lusa para denunciar supostas ameaças da direção da polícia a nível da cidade de Maputo, facto hoje também denunciado pelo líder do grupo Hermínio dos Santos.
Segundo Hermínio dos Santos acusou o comandante da polícia da Cidade de Maputo, Manuel Zandamela, de ameaçá-los de morte e de "deportação" para as províncias de origem.
Num encontro mantido na segunda-feira com Manuel Zandamela, "o comandante da polícia da cidade de Maputo disse que se fosse no tempo de Hitler nos deixa entrar (no Ministério dos Antigos Combatentes) e fuzilava-nos todos. Eu perguntei: agora já não é tempo de Hitler, o que vais fazer e ele respondeu: vamos ver amanhã (terça-feira)", contou Hermínio dos Santos.
Hoje, o líder do Fórum dos Desmobilizados diz ter chegado às 5:30 no Ministério dos Antigos Combatentes, "mas estava lá todo o contingente belicista da FRELIMO: a força de intervenção rápida, os fuzileiros navais e militares do ramo de exército".
Devido ao aparato, o grupo de desmobilizados decidiu suspender a manifestação, disse Hermínio dos Santos.
Em contacto com a Lusa, Manuel Zandamele disse não ter conhecimento da detenção de Jossias Matsena e recusou ter proferido ameaças ao líder do Fórum dos Desmobilizados.
"Eu não disse nada disso. Achas que eu vou falar de Hitler neste país?", questionou o comandante da polícia da cidade de Maputo, que, entretanto, confirmou o encontro com Hermínio dos Santos.
"Tivemos um encontro. Eu não estava sozinho. Eles vinham comunicar-nos que não vão fazer manifestações, inclusive pediram-nos proteção e a polícia está lá à espera deles. Nós não detivemos ninguém", disse Manuel Zandamela.
Em novembro, o porta-voz do Fórum dos Desmobilizados foi preso, presente ao Tribunal Judicial da Cidade de Maputo e absolvido dois dias após ser detido, num processo sumário que a Liga dos Direitos Humanos considerou "obscuro".
Jossias Matsena foi detido por polícias, "à saída da embaixada dos Estados Unidos da América, em Maputo", na posse de um documento de "incitamento à violência", no qual apelava aos "cidadãos e às embaixadas para se retirarem da capital do país" porque o Fórum queria "ajustar contas com o Governo".

MMT.
Lusa/Fim

Comentários
Esse Sr. Manuel Zandamela comandante da Policia sabe mesmo o que está a falar ou tinha bebido tetancao? Se bem que é mesmo verdade de que o nome de Hitler entrou nesse caso dos desmobilizados e os ameacar de os deportar para um lugar incerto é vergonhoso. Se fosse mesmo aqui na alemanha onde vivo um agente da ordem e lei a falar assim no dia seguinte arrumava a mesa dele para sempre. Esse lugar que o Sr. Zandamela está a responder por ele nao te merece. És totalmente incompetente penso que nem sabe bem quem foi o tal Hitler. Por para esse estilo de responsa´veis como o Sr. Zandamela nao merecem para ...

  • Masseve Nos tempos a Frelimo era o povo e hoje é do dono.
  • wanted por mim seria melhor resolver-se ess caso,e que seja esclarecido duma so vez.
  • camula Nao se brinca com o povo. sim voces sao dirrigentes porque respondem os problmas do povo. concordo plenamente que Manuel Zandamela proferiu sim essas palavras anti-democraticas. todos governos quando estao no poder abusam com o seu poder esquecendo que o povo nao e' algo abstrato. nao estou agitar a ninguem, mas digo que mocambique, com essa maneira de governar nao vai longe. o povo vai monstrar um dia que esta muito cansado pelo vosso tratamento e ja tolerou bastante mas ja chega. nao ha outra coisa que querem se nao calar o Jossias Mastena. esse governo que temos e' de ladroes, analfabetos, assassinos, corruptos. olha so, mundo esta em grandes revolucoes o que devia ser chamada de atencao para o governo mas pelo contrario eles tem tendencias de demonstrar que o povo nao e' nada, o pais e' da frelimo. cuidado patriotas amanha sera muito tarde para evitar o que podem evitar ainda hoje. o povo ve tudo o que voces fazem, sabe que o pais tem riquezas, o povo e' algo concreto.
  • Massingue Concordo muito bem consigo CAMULA. Todos esses que se alegam de serem dirigentes e abusam o povo em nome da Frelimo , um dia terao a vossa justica.
  • Massango Aqui nao se trata de agitarmos nada mas se bem que o Governo até o presidente é eleito pelo povo, agora porqué o governo abusa o povo que lhes elegeu? Meus irmaos, vamos sair da ignorancia e passividade. Eleger a Frelimo de hj é eleger os grandes gatunos. Samora Machel era um que poderia ter engordado mas morreu magro. Mesmo o Presidente Guebuza no tempo de Samora Machel tinha boa figura, era um homem elegante.Mas hoje está bem diformado sem enxagero ele tem duas barrigas.

Sem comentários:

Enviar um comentário