"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

 Desmantelamento da Delegação da Renamo em Nampula
Segundo o diário da Zambezia a Verdade, a PRM está planeando usar a força para desmantelar a delegação da Renamo e assim dispersar os ex- guerrilheiros da mesma, no caso de fracassar  as negociações pacificas. A policia justifica esta acção com o pretexto de libertar o cidadão feito refém pelos ex- guerrilheiros que se encontram naquele local.
O cidadão em causa que a PRM usa como campo de escape foi detido a 20 dias atrás porque segundo a informação que colhemos a dias, foi encontrado infiltrado no local como espia, logicamente enviado por quem é de poder. A PRM não explica as circunstancias e as causas que levaram a este cidadão a ser feito refém e o que ele andava a fazer naquele local.  Assim antes de levar acabo o desmantelamento com a lei de força, enviaram três grupos de policia ao local para o efeito, sendo a de protecção civil (os vulgo nikawanes), a de operação especial (GOE) e a de intervenção rápida (FIR). No entanto, tudo revela que tudo é um fracasso. É nesta ordem de ideia que a autoridade máxima da PRM naquele zona do país afirma estar a preparar um desmantelamento da delegação da Renamo usando a força.
Este suposto desmantelamento, vai trazer consequências penosas para a população de Nampula e de Moçambique em geral. Digo isso porque estamos a falar aqui de guerrilheiros que de momento suponho que já estão armados com a ajuda da força de protecção privada do senhor Dhlakama. É de apelar a PRM na pessoa do seu comandante provincial e os dirigentes máximos da PRM ao nível central (ministro e comandante geral) a levar com muita delicadeza este caso para evitar derramamento de sangue inocente.  Não existe guerrilha sem povo, isto é, a guerrilha sobrevive com apoio do povo. Para dizer que esses homens não estão sós, o povo está ao lado deles, senão próprio povo teria desmantelado. Por isso, procurem meios pacíficos para negociarem explicando tudo a todos para poderem evitarem casos semelhantes no futuro.
Este é momento dos nossos dirigentes deixarem de serem arrogantes e usarem a simplicidade e humildade em prol do seu povo, se bem que estão ai para esse povo. Caso contrario, como de sempre podem ir afrente, mas amanha que se tome a responsabilidade de tudo o que for acontecer. Suponho que têm consciência de que o povo moçambicano está cansado do regime anti-democrático e corrupto que lhe lidera….

Não ignorem o incidente registado a 22 de Abril de 2011 na vila distrital de Marínguè, donde segundo os relatos divulgados com o canal de Moçambique a partir de Nampula, 13 homens da FIR perderam a vida no confronto com os poucos homens da Renamo que fizeram frente as estas Forças que todos nós sabíamos que são intocáveis.  O governo esconde este facto, o que pode criar revoltas dos familiares dos que perderam a vida. Por isso, pensem bem e optem pelo diálogo. Violência chama violência e força chama força. Esses são guerrilheiros que estão na cidade e pode vir ser mais terrível que quando estavam no mato….o que de certo modo pode já rebentar a revolta popular que a Renamo vem propagando e ai será difícil parar para o diálogo. Estamos de olhos…..

Sem comentários:

Enviar um comentário