"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Afonso Dhlakama, necessita de um hospital para o seu internamento

Segundo o artigo publicado pelo o O País  na sua edição do dia 14 de Setembro corrente, a população de Mutuále distrito de Malema, em Nampula, pede ao governo para procurar um hospital para internar Afonso Dhlakama, presidente da Renamo. O pedido foi feito durante um comício popular orientado pelo governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, na tarde de domingo, no posto administrativo de Mutuále, no distrito de Malema, em Nampula.  

Se formos a ler toda a situação da máquina governativa poderemos concluir que isto não passa de uma farsa. Melhor dito, esta é uma pura montagem dos camaradas. “A Frelimo é que fez, a Frelimo é que faz, a Frelimo é que fará”, como de sempre, a Frelimo com os seus  primeiros secretários prepararam esses homens para falsamente  talvez em troca de um pão pronunciarem essas palavras.  O que deve ficar claro é que o povo de Nampula não é tonto para um dia acorrer em massa os comícios deste líder e depois vir falar uma coisa como essa.  Somente os tontos é que podem acreditam que  isso foi da iniciativa daqueles pobrezinhos usados.
A onda de insatisfação, descrédito, tristeza e fúria dos de baixo, isto é, do povo e mesmo no meio dos camaradas, nunca levaria ao mesmo povo a pedir ao seu desacreditado governo uma coisa igual. No é questão do povo macua ou de Nampula, mas sim de todo povo Moçambicano;  o  povo sabe o que quer e o que pede e já mostrou  isso e  uma dessas vezes foi nos dias 01 e 02 de Setembro de 2010.
O jornalismo deve ser algo independente e livre de interesses partidários, ou étnico-cultural, tão pouco regionalista. O jornalismo não deve entreter o povo, mas sim informar dando noticias de interesse do povo. Assim que apelo aos nossos jornalistas que antes de fazer publico em forma de noticia, devem reler e analisar as suas redacções para evitar ofender o povo. Na questão em causa o jornalista generaliza, o povo de Nampula quando foram pessoas compradas para se manifestarem assim. Se calhar, se tivesse entrevistado alguns presentes sobre o assunto teria ouvido uma versão contra os tais pronunciamentos. O povo de Nampula não pede isso, mas sim na reforma do governo, que seja um governo que não separa os povos, que não humilha, não usa o povo para os seus intentos e que não seja corrupto……. A seguir estão alguns comentários de algumas pessoas ao artigo feito noticia pelo jornal O País.
Os Redactores deste jornal são bandos de Bajuladores e não tem coerência com eles mesmo ao escrever que  esta máxima politica, está claro  que  quem está pedir não é o povo mas  sim a somos nos camaradas, o povo não tem tempo de pedir coisa do género. Se  fossem redactores de verdade escreveriam o que verdadeiramente o povo pede: escolas, hospitais, educação abrangente, estradas, emprego e habitação,  isso sim o povo pede desde muito.
 Mais uma vez  tenho a dizer que qualquer que aperta e critica abertamente a Frelimo será visto como doente. Antes era fuzilado e assim como fizeram com os Simango, Joana Simeão, Lázaro NKavandame Pr. Guenjere morreram. Eles eram denominados reaccionários. Hoje a Frelimo mudou de táctica e passou de chamar doentes aqueles que apontam a verdade e denunciam as manipulações da Frelimo. Assim, sempre vão procurar o que falar, nomes e tudo para rebaixar a personalidade e o carácter do Dhlakama. Contudo ficam a saber que o Dhalakama não está sozinho e mesmo que ele seja internado aí surgirá alguém que continuará denunciar o mau comportamento do governo moçambicano dirigido pela Frelimo.
Os que precisam de ser hospitalizados são o Felismino Tocoli e o seu subordinado Teodoro, pois eles é que são secos.
O Líder da Renamo Afonso Dhlakama é o homem mais forte de Moçambique. Ele é o homem com coragem e capacidade de denunciar o regionalismo económico que assola Moçambique promovido pela Frelimo desde a independência nacional. O norte e centro do País continuam ser regiões mais pobres.  A Frelimo nomeia os seus serventes secos para os representar nessas regiões. Esses governadores como o caso do Tocoli não representam o povo de Nampula mas sim um punhado de cobardes da Frelimo. O Tocoli e Teodoro deviam ser internados pois eles é são secos e doentes mentalmente que não conseguem sentir na carne e pele no que está acontecendo em Moçambique!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário