"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

GESTÃO DANOSA, GESTÃO DE FAZ DE CONTA - VIDA DE APARÊNCIA 2

Assim vai o nosso belo Moçambique. Se uma pessoa quer viver e salvaguardar o seu pão e a sua família enquanto funcionário do estado Moçambicano deve viver de aparência, isto é, deve fazer de conta que tudo está bem. Se tu em qualquer momento querer ser o que tu és e vales, é visto como desafio a autoridade superior e a menor consequência disso são demissões forjadas como acabamos de assistir. Onde vamos parar com isto?
A vida tem três fases muito cruciais; a infância, a adolescência/juventude e a fase adulta actual. Na infância vivemos e aprendemos dos nossos pais tudo de bom, que era preciso SER. Ser honesto, ser educado, ser digno, ser respeitoso, ser amigo, ser leal…. Mas tarde, testemunhamos com os nossos próprios olhos a fase de ter. Era preciso TER. ter boa aparência, ter dinheiro, ter status, ter coisas, ter e ter….. finalmente na actualidade, estamos presenciando a fase do FAZ DE CONTA.  Hoje as pessoas fazem de conta que está tudo bem.
Pais fazem de conta que educam, professores fazem de conta que ensinam, os alunos fazem de conta que aprendem. Profissionais fazem de conta que são competentes, governantes fazem de conta que se preocupam com o povo e o povo faz de conta que acredita neles. As pessoas fazem de conta que são honestas, líderes religiosos fazem de conta que são representantes de Deus, e os fiéis fazem de conta que têm fé.
Doentes fazem de conta que têm saúde, os criminosos fazem de conta que são dignos e a justiça faz de conta que funciona e faz de conta que é imparcial. Traficantes fazem de conta que são cidadãos de bem e consumidores de drogas fazem de conta que não impulsionam esse nefando mercado do crime.
Os pais fazem de conta que não sabem que os seus filhos consumem drogas, que se prostituem, que estão se matando aos poucos, e os filhos fazem de conta que não sabem que os pais sabem.  Os corruptos da nossa praça se fazem passar de idealistas e os terroristas fazem de conta que são justiceiro,…. e os esposos/noivos/namorados fazem de conta que se amam……
A maioria da população faz de conta que está tudo bem….. mas uma coisa é certa: Não podemos fazer de conta quando nos olhamos no espelho da própria consciência. Podemos arranjar desculpas para explicar nosso faz de conta, mas não há como justificar. Importante salientar, todavia, que essa representação no dia-a-dia, esse faz de conta, causa prejuízos. Para aqueles que lançam mão desse tipo de comportamento, que comecem a reflectir. A pessoa que age assim termina confundindo a si mesma e caindo num vazio e acaba em uma frustração sem fim.
Raras pessoas são realmente autênticas. Por isso, elas se destacam em seus ambientes. Na nossa governação danosa encontramos estas pessoas? Claro que sim, mas são raras e pouquíssimas.  Essas são aqueles que não representam, apenas são o que são, sem fazer alarde disso. São profissionais, éticos e competentes, amigos, leais, pais zelosos na educação dos filhos, políticos honestos, religiosos fiéis aos ensinos que ministram.
São, enfim, pessoas especiais, descomplicadas, de atitudes simples, mas concretas e, acima de tudo, fiéis consigo mesmas.  Pessoas realmente autenticas são raras, mas existem. Na maioria das vezes são pessoas felizes…. Tu queres ser feliz?  Então abandona a vida de aparência, pára de fazer de conta…. e seja autêntico e coerente contigo mesmo e depois no serviço aos demais.
“Se não quiseres adoecer….. não viva de aparência. Quem esconde a realidade, finge, faz de conta, faz pose, quer sempre dar impressão que está bem, quer mostrar ser perfeito, bonzinho, etc.,  está acumulando toneladas de peso,… uma estátua de bronze, mas com as pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fechadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor….” Dr. Draúzio
Unamos as mãos para resgatarmos o autêntico real Moçambique e o ganho será para todos nós. Deixa de ser escravo de seu disfarce, do seu faz de conta e aparência. A mascara é para ameaçar e nós queremos viver livres e….

Sem comentários:

Enviar um comentário