"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 20 de agosto de 2011

DEMISSÕES DOS EDIS PODERÁ CUSTAR 2 MILHÕES DE DOLARES OU MAIS

 A onda de demissões dos edis dos municípios no norte, centro e sul do país poderá rasgar o tesouro do estado cerca de Dois Milhões de Dólares Norte Americanos. Refere-se aos edis de Pemba, Cuamba, e brevemente para os de Quelimane, Manhiça e Chòkwé, todos por alegada gestão danosa dos municípios.  Lembrar que estes municípios são geridos pelos camaradas que normalmente são impunes…..
Segundo as informações que colhemos, os edis de Pemba e Cuamba já entregaram as cartas de renúncia esperando assim a marcação das datas para a eleições intercalares. Na mesma ordem de ideia e reconhecendo as acusações que recaem sobre outros camaradas, o edil de Quelimane seguirá o exemplos dos colegas anteriores apresentando a sua demissão. Este fará a sua despedida aos munícipes da sua autarquia no dia da cidade que será daqui a poucos dias. Assim poderá “evitar uma saída humilhante e pela porta pequena”, acenou Pio Matos.
A cosa não para por aqui. Depois destes seguiram os edis de Chòkwé e Manhiça que poderão apresentar os pedidos de renúncia dos cargos, porque também são acusados de uma gestão danosa.
Compatriotas, será que me podem ajudar a entender ou clarificar a minha ignorância, o que está acontecendo dentro da Frelimo. Será que não havia formas próprias para evitar esses danos que ajudaria de certa maneira a não gastar dinheiro que não estava orçamentado para o efeito? Porque deixaram chegarem a esse ponto? Ou os edis em causa deram-se conta dos problemas que se vivem dentro do partido e usando a inteligência preferiram afastarem-se ou…?
Lamentavelmente, não reconhecendo a má gestão da Frelimo dos bens do estado, o senhor Edson Macuacua, falando sobre as eleições intercalares de Cuamba dizia “apesar do edil de Cuamba ter renunciado ao cargo por alegada má gestão, a Frelimo acredita que ainda tem credibilidade e por isso, os eleitores vão escolher o seu candidato”. Justificava a vitória, na capacidade organizativa e idoneidade do partido.
A questão primeira é, será ele Deus que sabe o que existe no coração e na mente do ser humano? Se não é, como sabe que os eleitores escolherão o seu candidato? Ou é uma forma de preparar a fraude de sempre, para que quando chegue o momento dos resultados, diga que, já havíamos falado que ganharíamos! Ou terão que repetir o cenário de Nacala- Porto ou o quê?
Como é possível, tantas renúncias quase ao mesmo tempo onde existe idoneidade? Ou queria dizer o contrário e se equivocou, ou eu é que estou equivocado? Será que tem consciência que o povo moçambicano já perdeu fé com a Frelimo, porque só promove o sofrimento pela vida miserável que lhe proporciona? Capacidade organizativa até posso concordar com ele, mas de idoneidade, me desculpe, mas não tem nada como isso. Não há nenhuma credibilidade, nem confiança no partido no poder, porque todos pensam no seu bolso em detrimento do bolso da população garante, se deixaram corromper demasiado.
Não seria este um momento fértil para os camaradas reflectirem e mudar a maquina do partido. Essas demissões não serão uma amostra de descontentamento e rendição no seio dos camaradas?  Não se enganem pensando que estão enganar o povo, onde há renúncias de cargos revela que algo não está andar bem e os que tem auto-estima e para manter a sua reputação preferem demitirem-se. O que de certa maneira deviam fazer muitos dos nossos governantes. Não será fácil recuperar a confiança do povo, porque a traição foi muito pesada. Procurem escutar a voz do povo e sejam sensíveis ao seu sofrimento  colocando as coisas nos seus lugares.

Sem comentários:

Enviar um comentário