"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ADMINISTRADORES DOS DISTRITOS DO NORTE E OS PRIMEIROS SECRETÁRIOS DOS CAMARADAS EM LUTA PELO TROFEU


Os primeiros secretários da Frelimo e os administradores dos distritos estão em uma luta sem tréguas pela conquista do troféu. Os primeiros usurpam o poder e autoridade legitima dos segundos com objectivo de ganhar a posição de deputado da assembleia da república ou ser administrador de algum distrito, como prémio do partido em caso de ganhar as próximas eleições.  Este facto se verifica quase em todo país, mas com maior  e forte índice nos distritos de Nampula onde há maior influencia da oposição, como é o caso de Murrupula, Memba, Muecate, Meconta (Namialo), Nacarôa, Nacala(s), Mussuril, Ilha de Moçambique, Angoche, Mogincual, Muecate,…. Aqui se justifica a razão porque Namialo, (uma vila industrializada e de um notável crescimento económico) ficou por fora na corrida das novas autarquias; vila que mais se qualifica que muitos dos municípios do país. Porque a oposição tem muita influencia nestes distritos e assim os camaradas colocaram os seus primeiros secretários para velar pelos distritos deixando de fora as legítimas autoridades do governo.

 “Os  camaradas primeiros secretários  fazem  visitas melhores que as dos senhores administradores” e se tiverem em conta o presidente da República “as actividades do partido são melhores que as do Governo”.
A capacidade de actuação dos administradores reduziu sobremaneira porque já estavam a comprometer o partido Frelimo”. As instruções da mais alta nomenclatura do partido, “prioriza a sufocação dos partidos da oposição para que desapareçam, e a meta é até 2013”.
No distrito de Muecate, por exemplo, “por vezes o primeiro secretário do partido trabalha de forma disfarçada com o administrador local”, para que “ele não tome decisões que possam prejudicar o partido”.
Ainda naquele distrito, “as decisões mais delicadas”, sobretudo no que se refere “aos sete milhões de meticais, são tomadas na residência do administrador, e ele apenas escuta o que o camarada primeiro secretário, secretário da mobilização e propaganda dizem”.
Naquele ponto de Nampula, para além destas duas figuras do partido, participam das referidas reuniões de tomada de decisão que sucedem na residência do administrador, o secretário distrital da Organização da Juventude Moçambicana, OJM, e a secretária distrital da OMM, Organização da Mulher Moçambicana, ambas organizações sociais do partido Frelimo.
Em Memba, para assinar um simples documento, a administradora é obrigada, antes, a levar pessoalmente ao gabinete de trabalho do primeiro secretário ou então à residência deste. O governo local, está por assim dizer, totalmente subjugado ao partido no poder. O Estado está, por assim dizer, subordinado a uma entidade para todos os efeitos de direito privado.
Uma fonte do Canalmoz no Governo do distrito de Memba afiançou-nos que “a senhora administradora quando leva documentos para a casa do camarada primeiro secretário até dá pena. É humilhada. Por vezes até vai a pé”.   Mais para o litoral, nos distritos da Ilha de Moçambique, Nacala-Porto, Nacala-a-Velha, Mussuril, Monapo, Mogincual e Moma, a situação é desastrosa, porque a orientação é para que estes locais sejam apertados para que nos próximos pleitos eleitorais o partido no poder, a Frelimo, vença e se elimine a influência da oposição.
A Frelimo quer colher resultados nesses distritos. Já não confia nos administradores. “Com as novas remodelações dos administradores a ideia é tentar ver se eles colaboram com os primeiros secretários distritais que detêm funções políticas e de revitalização das bases da Frelimo”, confidencia-nos uma fonte do aparelho da Frelimo em Nampula.

Luta-se pelo troféu
 O desafio colocado aos primeiros secretários distritais é terem ganhos pessoais no futuro. Segundo soube o Canalmoz no comité provincial do partido Frelimo em Nampula, o troféu que lhes está a ser prometido varia entre ser deputado da Assembleia da República e ser administrador distrital.
É, inspirados nesses troféus que os primeiros secretários distritais da Frelimo em Nampula, praticamente sufocam as agendas dos administradores distritais, como nos conta a nossa fonte da Frelimo em Nampula.
“Veja que agora qualquer ministro ou alta figura do Estado que se desloca a Nampula não se preocupa com o Governo, mas sim em saber do partido como vão as coisas”, conta-nos a fonte. Acrescenta que “os primeiros secretários distritais têm as suas equipas, com as quais contam formar um futuro elenco governativo se para administradores forem indicados”. Isto é, os secretários do partido Frelimo nos distritos, no quadro das suas ambições e promessas, estão a criar os seus séquitos.
A orientação de estar no encalço dos administradores não começou somente com a visita do presidente da República que é simultaneamente o presidente do partido Frelimo. Vem dos tempos depois da realização do último pleito eleitoral no país, quando a partir dos resultados mais favoráveis à oposição, se passou a suspeitar haver ligações entre certos administradores e os partidos da oposição. (Aunício da Silva)

Assim funcionam as coisas com os camaradas……

Sem comentários:

Enviar um comentário