"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 31 de outubro de 2013


“Moçambique vive uma situação de guerra não declarada”


Quinta, 31 Outubro 2013 00:00 Redacção

Lourenço do Rosário, um dos mediadores das negociações entre o Governo e a Renamo, diz que Moçambique vive uma guerra não declarada e que é preciso criar condições para que Dhlakama possa reaparecer de modo a conduzir o processo de diálogo. O reitor da A Politécnica fez esta declaração, esta semana, numa entrevista ao jornal português Público, a qual transcrevemos as partes mais significativas com a devida vénia.
É verdade que o Exército não sabe onde está o líder da Renamo?
A Renamo diz que ele está em parte incerta, mas nós, enquanto ponte entre ambos os lados, sabemos que ele contacta com os seus homens e dá-lhes algumas orientações. Ele está comunicável. Se os serviços de informação sabem onde ele está, isso eu já não estou em condições de dizer.
Vê boas perspectivas para o diálogo?
É preciso criar condições para que Dhlakama possa reaparecer de modo a conduzir o processo de diálogo. Toda a sociedade moçambicana acha que este problema só se resolve com o encontro entre o Chefe do Estado, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama. Isto é fundamental.
Quem pode criar as condições para Dhlakama reaparecer?
Ambos os lados. É preciso parar esta espiral de violência. O Estado, legitimamente, não pode permitir que no país haja focos de violência e não reagir. De reacção em reacção, estamos a criar um crescendo de violência. Estão a morrer cidadãos civis, estão a destruir-se propriedades, está a paralisar-se a economia.

Sem comentários:

Enviar um comentário