"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EUA condenam recurso à violência entre Governo e Renamo

21 de Outubro de 2013, 12:27


A embaixada dos EUA em Maputo condenou hoje o uso da violência entre o Governo e a Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), principal partido da oposição, na tensão político-militar que afeta o país. A tensão político-militar, provocada pelo boicote da Renamo às eleições autárquicas de 20 de Novembro, piorou nos últimos dias, com novos confrontos entre as duas partes e o cerco montado pelo exército à base onde está instalado o presidente do movimento, Afonso Dhlakama, em Sadjunjira, no centro do país.
Em comunicado distribuído em Maputo, a embaixada dos EUA condenou o recurso "à violência", exortando o Governo e a Renamo a apostarem em soluções pacíficas.
"A Embaixada dos EUA em Maputo manifesta a sua preocupação pelos atos recentes de violência ocorridos na província de Sofala entre forças de segurança do Governo e membros da Renamo. Condenamos o uso da violência e lamentamos a perda de vidas humanas", diz a nota.
Os EUA apelam ao executivo e ao principal partido da oposição para que empreendam acções conducentes ao desanuviamento da tensão, por forma a conter-se a actual escalada.
"Encorajamos o diálogo directo através da participação plena nas instituições e processos democráticos de Moçambique", lê-se no comunicado.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário