"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 11 de abril de 2012

 


Namialo consome água imprópria

CERCA de 33 mil residentes, dos mais de 51 mil, que constitui a população da vila de Namialo, distrito de Meconta, em Nampula, consomem água imprópria, facto que fica a dever-se à insuficiência de fontes de abastecimento do precioso líquido. Esta situação contribui para o agravamento das condições de higiene e saneamento naquele ponto da província.
Maputo, Sábado, 5 de Fevereiro de 2011:: Notícias
De acordo com a chefe daquele posto administrativo, Guilhermina Pedro, os habitantes da vila de Namialo, um importante centro comercial da província, dispõe apenas de 35 fontes para se abastecer de água potável. Uma vez insuficientes a população recorre a fontes tradicionais abertas e ao rio Monapo para satisfazer as suas necessidades básicas.
São cerca de cem o número de fontes necessárias para assegurar o abastecimento do precioso líquido ao universo da população residente na vila-sede distrital, pois a grandeza daquele centro populacional exige que seja operacionalizado um pequeno sistema para garantir a disponibilidade de água que tenha passado por um processo de tratamento.
Guilhermina lamentou a falta de apoios por parte do empresariado local, visando suprir a escassez de água potável que caminha, a passos largos, para um fenómeno crónico e que tem estado por detrás dos surtos de cólera que todos anos eclodem naquela vila localizada num entroncamento do corredor rodoviário de Nacala, que liga também à Cabo Delgado.
Apenas a fábrica de rebuçados e bolachas pertencente a um empresário nacional baseado, há décadas, em Namialo, é que tem empreendido esforços visando minimizar a escassez de água potável naquela vila onde estão implantados vários empreendimentos económicos nos domínios da indústria, agricultura e comércio, bem como turismo e hotelaria.
Outra questão que inquieta, sobremaneira, as autoridades governamentais em Namialo, está relacionada com a falta de meios circulantes para a remoção do lixo que abunda em todos os locais, com particular incidência nos mercados e outros pontos de venda de produtos confeccionados e agrícolas, concorrendo para a multiplicação de agentes vectores da malária e de doenças diarreicas, incluindo a cólera.

1 comentário:

  1. A situcao da água potável naquela vila é antiga. Lamentavelmente passaram por ali muitos chefes do posto que nem se quer se lembraram disso. A situacao piorou quando a antiga empresa Sodan foi vendida aos Indianos, eles nao estao preocupados com o povo, mas sim interesses particulares. Fecharam todas fontes. Por exemplo, com a Sodan o povo tirava água naquelas casas que se encontram em volta da empresa, quando a Sanam se apropriou da Instituicao fechou tudo. Parabenizar a actual chefe que considerou o problema.

    ResponderEliminar