"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 26 de junho de 2011

A SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO


UMA QUESTÃO DE FÉ
Este Domingo XIII do Tempo Comum o mundo cristão celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Depois da celebração eucarística as tarde se fará a procissão com a Santíssima Eucaristia. Esta festa não tem um dia fixo, pois ela depende da Páscoa. Depois da Páscoa temos a festa de Pentecostes e depois desta, a quarta feira da segunda semana depois do Pentecostes celebrava esta Solenidade do “Corpus Christi”. No entanto devido as obrigações pastorais, esta festa passou para o segundo Domingo depois de Pentecostes.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO CORPUS CHRISTI
Em Orvieto- Itália, no ano 1963, um padre Alemão achava difícil acreditar que Cristo estivesse realmente presente na hóstia consagrada. Então um dia enquanto celebrava uma missa e pronunciava as palavras “Este é meu Corpo e este é meu Sangue”, o sangue começou a jorrar da hóstia e a pingar sobre o altar.
O Papa ouvindo a história mandou investigar imediatamente. Quando todos os factos foram confirmados, ele fez uma grande celebração e colocou a hóstia milagrosa em exibição na catedral de Orvieto.  Um ano após o milagre, em Agosto de 1964, o Papa Urbano IV, instituiu a festa de CORPUS CHRISTI,  celebrada os dias de hoje em todo o mundo.

UM POUCO DE REFLEXÃO SOBRE ESTA SOLENIDADE
Participar num culto é entrar em comunhão com a divindade do qual se presta o culto. Assim ao celebrar esta solenidade é urgente a opção e a coerência dos cristãos, para compreender o lugar central da celebração da nossa Eucaristia.
A vida definitiva encontra-se precisamente na condição de humana de Jesus (carne): Jesus é o Filho de Deus que Se encarnou para dar vida aos homens, isto é, viver em favor dos homens. A vida definitiva começa quando os homens, compreendendo-se com Jesus, aceitam a própria condição humana e vivem em favor dos outros. Jesus oferece a própria vida (carne e sangue) em favor da humanidade. Por isso, o compromisso com Jesus exige que também o fiel esteja disposto a dar a vida em favor dos outros.
A Eucaristia é o sacramento que manifesta eficazmente na comunidade esse compromisso com a encarnação e morte de Jesus.  A eucaristia exprime e cria a unidade do Corpo de Cristo, a Igreja.
Ao comungar o Corpo e Sangue de Cristo, o crente não só recebe, mas também identifica-se, une-se e está preparado para dar, oferecer, entregar uma vida digna a semelhança daquele a quem comunga. Sem fé não é possível entender este grande mistério que nos salva. Infelizmente muitos cristãos de hoje, recebem, comungam sem saber o que estão a recebendo. Fazem mecanicamente, porque fazem sem fé, e por consequinte não entendem que a Eucaristia é um dom, uma graça e nela estão muitas experiências de vida cristã.
A Eucaristia deve se viver como vivemos as nossas amizades, os nossos amores e simpatias. Temos que viver este encontro com Jesus, com Deus, com a comunidade com muito entusiasmo e felicidade.
Uma coisa é sonhar com a Eucaristia outra bem diferente é desfrutar a Eucaristia entrando dentro dela. Uma coisa é sonhar e ter desejo de um rio e outra é entrar no rio e banhar-se. A sede tirar-se bebendo a água e não pensando numa fonte de água fresca….. uma coisa é receber o baptismo a outra é viver como baptizado, como cristão. Então procuremos viver a Eucaristia com fé deixando um espaço dentro do nosso coração para Ela possa transformar-nos e sermos verdadeiros testemunhas de Cristo Sacramentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário