"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 9 de junho de 2011

A PROVÍNCIA DE MAPUTO NÃO É A CIDADE DE MAPUTO
´Há quem pense que em Maputo a pobreza é mínima. ora vejamos esta realidade...

Moçambique é um país situado na zona da SADC, faz fronteira com África do Sul, Suazilândia, Zimbabwe, Zâmbia, Malawi e Tanzânia. Moçambique é único país da região que fala Português o que faz com que os seus habitantes se esforcem em aprender o Inglês para melhor se comunicar com os outros povos vizinhos. Moçambique tem uma superfície de 799,380km2, com cerca de 20,5 milhões de habitantes, dos quais mais de 14 milhões residem na zona rural. 
 Em Maputo, 68% da população é rural. Este número, 52% da população rural são mulheres. Os adolescentes e jovens constituem a maioria da população de Maputo. As mulheres dos 15-19 anos apresentam uma taxa de analfabetismo acima de 40% que vai aumentando até mais de 80%, no intervalo de 45-49 anos.
Em Maputo os agregados familiares chefiados por mulheres atingem quase 30%.   Muitas vezes as mulheres são chefes de família de gente jovem e adolescente. Na adolescência os rapazes deixam a escola e ficam nas ruas da cidade, mais do que as meninas.  68% da população vive em áreas rurais, dedicando-se principalmente a agricultura , a silvicultura e pesca. A agricultura praticada é de subsistência e por isso ela não assegura a dieta alimentar necessária para as famílias, porque ela depende exclusivamente das chuvas muitas vezes caprichosas.
Há uma grande proliferação de mães solteiras, abortos e matricídios, sobretudo na área urbana. Certamente que há um caminho a fazer com esta faixa etária no campo da educação sexual e na busca de alternativas de vida para as mães e crianças que nascem neste tipo de circunstâncias.
No país existem, apenas, 26 mil profissionais de saúde entre nacionais e estrangeiros: destes 4% tem nível superior, 16% nível médio e os 80% apenas o nível básico. Dai que não se pode pretender um nível satisfatório na qualidade de atendimento, sem especialistas e profissionais qualificados. 
Há uma grande necessidade de um trabalho conjunto para melhorar o índice de probreza não só no Maputo, mas em todo o país.
assunto por analisar e reflectir. deixa o seu comentário

Sem comentários:

Enviar um comentário