16/10/2019
Frelimo a caminho de uma victória contaminada
A Frelimo e seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, parecem estar a caminho da victória. Restrições severas à observação e falha em publicar os resultados das assembleias de voto em locais onde se espera que a oposição vença tornam impossível prever percentagens. Mas os relatórios parciais e iniciais dão à Frelimo vitória com uma grande margem.
Em três províncias-chave da oposição - Nampula, Tete e Zambézia - os resultados disponíveis não são suficientes para prever resultados finais. Em Sofala, parece que o MDM e a Renamo vão dividir o voto da oposição e dar a vitória à Frelimo. Nas sete províncias restantes, parece muito provável a victória da Frelimo.
Em algumas assembleias de voto ainda se fazia a contagem de votos até ao final da tarde de hoje. As comissões distritais de eleições ainda estão a receber material das assembleias de voto e a maioria ainda não começou a contar. Os resultados de apuramento distrital devem ser anunciados até sexta-feira.
Casos significativos de enchimento de urnas
Relatos iniciais mostram casos significativos de assembleias de voto onde 100% dos eleitores inscritos votaram e votaram predominantemente no candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi. Há outras assembleias onde votaram 90% dos eleitores inscritos e todos na Frelimo e seu candidato presidencial. Isto é, prenúncio de enchimento de urnas. Tal como no passado, tais casos ocorreram principalmente em Gaza, mas também existe enchimento de urnas em Cabo Delgado, Nampula e Tete. Em uma escola da cidade de Maputo também se relatou 100% de participação.
Leia aqui Download Eleicoes-Gerais-79-16-10-19
Sem comentários:
Enviar um comentário