28/10/2019
Desta vez foi bem organizada, só que com votos muito exagerados:
-Cada delegado de candidatura tinha 105 boletins de votos pré-votados.
-Cada Observador do Partido Frelimo tinha 5 a 10 Boletins a introduzir de livre vontade nas mesas.
Como é que os Delegados Introduziram os 105 boletins de voto: Na Província da Zambézia os coniventes contam que o Presidente de Mesa sensibilizava todos os delegados de candidatura para irem juntos a descansar fora e todos saiam da sala e os que tinham boletins voltavam sozinhos para introduzir os boletins.
No acto de contagem de votos numa mesa onde me confirmaram terem protagonizado a fraude o vice-presidente disse que quando notaram que já tinham 900 votos na urna mobilizou os delegados a inutilizarem 150 votos para ficarem 750, pois não podiam manter 100% de votantes quando na verdade na descarga só votaram 350 naquela mesa. Para a coisa dar certo preciso pagar 1000 meticais os delegados de candidatura dos outros partidos da oposição para não se agitarem com o processo pois levaria à prisão pelo erro.
Na inutilização dos 150 votos foram colecionando os votos dos candidatos da oposição e inutilizaram os votos.
O protagonista desse acto e os delegados de candidatura confessaram que fizeram isso porque estavam a trabalhar e receberam 4000 Meticais.
A pior situação é que manifestam arrependimento porque sentem o risco da vida de todos embora eles tenham-se beneficiado dos valores que já não têm.
Esta situação ocorreu na Zambézia nos distritos de Namarroi, Ile, Lugela, Gurue. Não sei noutros distritos os distritos mencionados a confessos que pedem anonimado.
Um Professor lamentou ver seu sonho de ver Araujo como Governador falhado, pois o Pio Matos não conseguiu gerir pequeno Município de Quelimane.
Várias vozes confiam no Nhongo para salvar o País pois entende-se que Ossufo na cidade não vai conseguir pressionar a Frelimo.
A Frelimo não quer justiça e ninguém os vai impedir governar sem negociações.
(Recebido por email de pessoa identificada)
NOTA: Como andavam tantos milhares de boletins de voto fora do circuito legal? Alguém explique.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário