"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 22 de março de 2018

RENAMO diz que vai ganhar os cinco municípios do Niassa



Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Moralizada pela vitória alcançada no município de Nampula
A Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO), delegação de Niassa, mostra-se optimista relativamente aos próximos pleitos eleitorais e afirma não haver dúvidas sobre a sua vitória nas cinco autarquias existentes naquela província, situada no extremo norte do País. Trata-se de Cuamba, Lichinga, Mandimba, Marrupa e Lago, que, no próximo dia 10 de Outubro de Outubro, serão palco das quintas eleições autárquicas na história de municipalização em Moçambique, evento político a acontecer simultaneamente com os outros 48 distritos com autarquias locais, espalhados em todas as províncias do nosso solo pátrio.
Neste momento, segundo apurou a nossa Reportagem, decorre uma série de actividades preparatórias que consiste, entre outras, na revitalização da base. A garantia foi expressa recentemente por João Cuchane, delegado político daquela formação política, ao nível do distrito de Cuamba, em entrevista ao “Makholo”. Aquele dirigente político reagia, assim, ao escrutínio recentemente tido lugar no Município de Nampula, inserido na segunda volta da intercalar, e que deu vitória a Paulo Vahanle, da RENAMO, para presidente do terceiro mais importante centro urbano do País, com 55.265 votos, o correspondente a 58,53 por cento dos eleitores, contra 39.254 votos arrecadados por Amisse Cololo, candidato da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), equivalentes a 41,46 por cento.
No entender do nosso entrevistado, o mais recente êxito político alcançado pela “Perdiz”, em Nampula, é um claro indicador da aceitação daquela força política em vários quadrantes do País. Observou que a vitória de Vahanle, entanto que candidato da RENAMO, é, também, triunfo de todo o povo moçambicano. “A vitória de Nampula é a vitória de todo o povo moçambicano. A partir desta vitória, nós sabemos que a RENAMO vai vencer em todos os municípios de Niassa. Neste momento, nós estamos muito preparados, a todo o custo, para podermos vencer todos os municípios de Niassa e, muito em particular, na cidade de Cuamba”, disse.

Na ocasião, João Cuchane revelou que encontra-se no distrito de Cuamba, uma brigada oriunda da capital provincial, Lichinga, chefiada por Vasco Manuel, deputado da Assembleia da República (AR), pela bancada da RENAMO, com vista a dinamizar as actividades agendadas pelo partido liderado por Afonso Dhlakama, cujo horizonte é o escrutínio de 10 de Outubro próximo. “Veio uma brigada de Lichinga para reestruturação da base e vai escalar todos os bairros residenciais ao nível do município”, declarou, Cuchane.
Em relação ao recenseamento eleitoral, em curso desde última segundafeira [19 de Março], a escala nacional, o delegado político da RENAMO, em Cuamba, apelou a todos cidadãos em idade eleitoral a afluir massivamente aos respectivos postos visando obter o Cartão do Eleitor. Destacou, por outro lado, a presença nos locais de recenseamento de fiscais indigitados por sua formação política para controlar o processo. “Apelamos a todos a todas as pessoas a afluir de forma massiva aos postos de recenseamento eleitoral. E em todos os postos de recenseamento eleitoral, já estão lá os nossos fiscais. Temos que mudar o sistema de governação, o que passa necessariamente por votar”, persuadiu. De referir que a RENAMO é a principal força política da oposição em Moçambique, seguida do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Na história de municipalização, o antigo movimento rebelde nunca venceu as autarquias em nenhum dos municípios da província de Niassa.
Jornal Makholo – 20.03.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário