"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 16 de março de 2018

A PRM NOTIFICA CIDADÃO POR NÃO VENDER ÁGUA POTÁVEL A POPULAÇÃO 2

Sinceiras desculpas aos nossos leitores e seguidores. Depois de muito tempo nos demos conta de que o post estava sem o texto. Abaixo está o artigo que descreve o cenário. De referir que este artigo näo é daqueles de ouvir falar, mas sim de factos e provas vividas pessoalmente no local.

Sim, a PRM notificou um cidadäo por três por vezes porque este negava vender água a populaçäo vizinha. Isto aconteceu no posto administrativo de Namialo, distrito de Meconta, província de Nampula. Namialo é uma localidade que está a crescer ao nivel económico e populacional, no entanto näo crescimento nem desenvolvimento humano. Esta localidade tem melhores condiçöes para ser município mais que muitas vilas municipais que temos no país. Mas porque a maioria da sua populaçäo é da oposiçäo, isto é, a populaçäo näo simpatia com e pela frelimo, continua sendo simples posto administrativo.

Bem vamos ao que nos interessa neste momento. Namialo, há muita falta de água e associada com a falta de saneamento, a cólera nunca pára de ceifar vidas. As pessoas bebem água imprópria dos poços tradicionais ou directamente do leito do rio Monapo que passa a 3kms da vida. Recentemente os cidadäos que podem economicamente abrem furos e canalizam a água e abastecem aos que podem comprar.
Foi nesta perspectiva que tudo aconteceu. Um cidadäo de boa vontade, usou seu dinheiro e abriu um furo de água na sua casa e canalizou, na sua consciencia ele devia ajudar a populaçäo vizinha dando a água sem cobrar nada. Nisto vieram os senhores chefes comunitarios para o intimidar e avisar que devia passar a vender a água porque estava a criar prejuízo nas fontenárias comunitárias pois as pessoas já näo iam lá para comprar o precioso líquido. Näo tendo dado caso, depois de alguns dias recebeu notificaçäo da PRM local. Também näo fez caso e näo se apresentou a esquadra. Passado alguns dias, recebeu a segunda e a terceira notificaçöes. Mais tarde pelas ameaças que recebia, acabou apresentando-se a esquadra e foi taxactivamente avisado que devia apartir daquele dia vender a água e caso contrário eles (PRM e Líderes Comunitárias) näo assumiriam as consequencias. Isto aconteceu no bairro Micolene.
Um outro cidadäo do bairro Mulapane sofreu a mesma intimidaçäo, mas com este eles näo tiveram sucessos pois lhes pediu que primeiro fossem a Igreja, a Mesquita e aos empresários ACAI e ARMAN e lhes mandassem vender a água que däo a populaçäo de borla e depois dai ele também iria vender água dele.
Isto para dizer que a frelimo gosta ver o povo a sofrer e a morrer a sua sorte. A cólera vai continuar a matar em Namialo näo por falta de meios mas o governo assim quer. o povo clama pelo auxilio e a frelimo responde com ainda mais castigando. Conclusäo; o leitor pode fazer....

Sem comentários:

Enviar um comentário