"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 17 de agosto de 2014

A Verdade deve transparecer a Realidade


É desejo de todo Moçambicano ver o Presidente Guebuza e o líder da Renamo o senhor Dhlakama, sentados como irmãos a exemplo do que aconteceu no dia 4 de Outubro de 1992 e assinarem o ditoso  memorando e ditará o fim das hostilidades militares e de novo gloriarmo-nos de Paz. No entanto está o empasse do senhor Dhlakama afirmar que nunca irá ao Maputo antes da assinatura desse documento por medo de ser abatido, já que com a lei da amnistia promulgada pelo Presidente da República, não pode ser detido.
Talvez alguns me chamem de pessimista ou contra a paz ou mesmo que sou da Renamo ou do MDM (da oposição). Mas a verdade é que eu gosto de usar da minha direito de cidadania e expressar aquilo que a minha visão, fruto de análises e reflecções daquilo que acontece no nosso país.

Fazendo a releitura dos acontecimentos destes últimos anos, no que tange o conflito politico-militar que veio paralisar o desenvolvimento do país, podemos dizer que o senhor Dhlakama tem toda razão do mundo para não ir a Maputo enquanto as coisas não se clarificar. O caso recente da detenção do Muchanga logo ao sair do encontro do Conselho do Estado convocado pelo Presidente, era de esperar essa posição de Dhlakama.
Se se lembram, Dhakama saiu de Maputo a Nampula e depois para Sandunjira com o mesmo motivo de que queriam lhe assassinar. Em Março de 2012 houve aquele assalto a delegação da Renamo a 600 metros da sua residência e isto foi agravando o relacionamento entre as duas partes. Fugiu de Nampula a Sandunjira, aconteceu aquilo que ele sempre foi dizendo que a Frelimo quer lhe matar, atacando e ocupando essa residência dele. Aqui não havia outra coisa, a não ser eliminar a ele definitivamente.

Digam me, alguém de vocês, se eu atacasse na tua casa e ocupasse a residência com minha força militar, e depois te convido a saíres do teu esconderijo para dialogarmos na minha casa, aceitariam? Ou envias teu filho para te representar numa reunião por mim convocada, e ao sair mando prender esse teu filho, e logo faço o convite para nos encontrar na minha casa, virias ao meu encontro?
Qualquer pessoa com bom senso, questionará sempre qual é a intenção verdadeira que o presidente Guebuza tem para com este seu semelhante. Há necessidade de mais tolerância se bem que queremos que a Paz volte em Moçambique e que ela se consolide. Os discursos proferidos mostraram claramente que são simplesmente tranquilizantes de consciência e que não reflectem o que dizem. Se de verdade tem essa vontade de devolver a paz ao povo, proponho que ele se desloque para qualquer ponto do país que o outro julgue seguro para sua vida.  Ou em extremos, pode convidar a ele para Gorongosa com a sua segurança e o presidente também com a sua segurança e aí assinam o documento. Daí se verá quem está para o bem do povo através do comportamento da sua segurança. Não sendo viável estas possibilidades, então que mande o documento para onde ele está e assine ou deixem que o seu representante a faça.
que ponham a mão na consciência  e procurem resolver o problema do povo e devolvam a paz duma maneira transparente e honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário