"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

REACÇÃO DA RENAMO À ONDA DE RAPTOS E ASSASSINATOS DOS MEMBROS E SIMPATIZANTES


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
FRELIMO TRANSFORMA-SE EM PARTIDO TERRORISTA E TORNA AS SUAS TROPAS DERROTADAS EM BANDIDOS TRAJADOS À CIVIL
As ondas de sequestros e assassinatos feitos aos membros e quadros da RENAMO que tem acontecido nos últimos dias nas regiões centro e norte e uma operação planificada centralmente em Maputo. quem pratica estes crimes são indivíduos provenientes de Maputo. Eles veem com avultadas somas de dinheiro e quando chegam nas regiões autónomas do centro e norte concentram nas vilas e sedes distritais onde depois procuram localizar a casa dos delegados da Renamo e membros influentes e muito activos para posterior rapto e assassínio. Segundo o plano traçado ao mais alto nível pela Frelimo em Maputo, todos os quadros e lideres activos da Renamo devem ser postos fora de acção antes de Marco a fim de inviabilizar a tomada do poder da Renamo nas regiões onde venceu as eleições.
De referir que esses planos autorizados por regime da Frelimo em Maputo estão a ser executados abertamente visto que os agentes mandatados fazem se transportar em viaturas "Mahindra", das Forças de Defesa e Segurança. Todos esses elementos que praticam essas acções vem do sul do pais e viajam juntos com outras unidades de tropas e são transportados em autocarros de passageiros da transportadora "Etrago". Esses autocarros repleto de tropas {algumas à paisana e outros uniformizados} são vistos a partir do território da província de Inhambane em dirigem-se a Sofala, Manica, Tete, Zambézia e Nampula.
De fontes seniores da estrutura do topo do regime da Frelimo soubemos que a Frelimo está desesperada e sem hipóteses de inverter a maré a seu favor porque não conseguiu vencer militar e politicamente a Renamo pelo que só resta lhe a pratica de terrorismo e actos bandidescos como a intimidação, aliciamento, raptos e assassinatos como forma de desmembrar e desbaratar a Renamo.
DHLAKAMA RESISTE A PRESSÕES E DIZ QUE A RENAMO NÃO PODE IMITAR O TERRORISMO DA FRELIMO

Segundo as nossas fontes, Afonso Dhlakama continua a resistir a fortíssima pressão dos seus generais e membros que estão furiosos com a onda de raptos e assassinatos e clamam por vingança mas segundo as mesmas fontes, Dhlakama tem argumentado que a Renamo não e um partido terrorista e portanto não pode imitar as accões criminosas da Frelimo. Diz que a Renamo é membro da família dos partidos da direita que defende os direitos humanos e por via disso a Renamo não pode retirar a vida aos elementos da Frelimo assim à toa. Com os últimos acontecimentos (assassinato do delegado Capece, de Nhamatanda e outros elementos) as pressões a Dhlakama intensificaram-se mas a resposta deste é a mesma: A Renamo não épartido terrorista. Diz que a Renamo não pode permitir que a Frelimo a transforme em um organização terrorista. Realmente estamos perante um super líder democrata sem paralelo em Africa.
POSSÍVEL "RESPOSTA" DA RENAMO
Mas segundo pudemos apurar, Dhlakama admite a possibilidade de atacar militarmente algumas vilas e sedes distritais onde se sabe que o grupo de "esquadrões da morte e raptos" da Frelimo (na verdade são militares em trajes civis) se encontraram posicionados e preparados para efectuarem os seus actos criminosos. Esses grupos pertencentes as FDS actuam à paisana e algumas vezes usam o fardamento típico das forças da Renamo para assassinar indivíduos ligados ao partido Frelimo para depois acusar a Renamo. Dhlakama apenas agirá para desarmar e desbaratar esses grupos de malfeitores e não se pode confundir com uma guerra.
Também é bem possível que Dhlakama mande bloquear as principais rodovias a circulação de dirigentes, militares e agentes de inteligência ligados ao regime da Frelimo para não só impedir o massacre de civis como também cortar a sua logística e cadeia de comando. A decisão de Dhlakama é justificável pois visa salvar o povo que o apoia do extermínio às mãos do regime sulista da Frelimo.
Portanto o exército da Frelimo, incapaz de enfrentar os rangers da Renamo no campo de batalha nas matas, decidiu despir a farda e usar trajes civis (em suma, bandidos urbanos) para atacar a população civil indefesa sobretudo os membros e simpatizantes do partido Renamo que se encontram nas cidades, vilas e sedes distritais, em suma, os povos do centro norte que em grande parte (85%) votou a favor da Renamo.
ATENTADO A SECRETARIO GERAL DA RENAMO MANUEL BISSOPO
Ontem quarta-feira, 20/01/2016, o SG Manuel Bissopo deu uma conferência de imprensa na cidade da Beira, Hotel Tivoli. Ao sair do hotel, finda a conferência, verificou que haviam vários elementos das FIR fortemente armados que haviam cercado aquele local. O SG Bissopo manteve-se indiferente a esta situação e seguiu com na viatura junto do seu guarda costas e passados alguns minutos foi seguido por um grupo dos tais "FDS à paisana" e foram disparados mais de 15 tiros que o feriram com gravidade e infelizmente o seu guarda costas o senhor Felix Campira (irmão do Delegado da Renamo em Maringué), foi atingido mortalmente. O SG Bissopo estava a se preparar para seguir a Marromeu em trabalho politico partidário.
"MINISTRO" DO INTERIOR CUTUCA A RENAMO COM VARA CURTA EM MORRUMBALA
O "ministro" do interior Basílio Monteiro visitou o distrito de Morrumbala na província da Zambézia de onde deixou "orientações claras" e também fez declarações belicosas e pouco amistosas.
Pelos vistos, com tantas provocações e pressões, não restará outra alternativa a Dhlakama a não ser reagir militarmente. A procissão ainda vai no adro esperemos pelos próximos desenvolvimentos.
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unai.kambumamatsangaisse/posts/205472043134936

Sem comentários:

Enviar um comentário