"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 5 de maio de 2015

Nigerianos querem levar rei Zulu a TPI por incitar violência xenófoba na RSA

 

O Senado da Nigéria exigiu na semana finda o regresso do seu embaixador na África do Sul na sequência dos ataques xenófobos contra cidadãos estrangeiros protagonizados pelos sul-africanos, de tal maneira que em seguida se formalize a acusação do, rei zulu, Goodwill Zwelithini, por incitar à violência.
Aquele órgão máximo do parlamento nigeriano também exortou ao governo daquele país para pressionar a contraparte sul-africana a levar os protagonistas dos ataques ao Tribunal Penal Internacional (TPI) e garantir compensação as famílias afectadas.
Entretanto, a Nigéria chamou de volta para consultas seus principais diplomatas na África do Sul por causa da “contínua xenofobia contra imigrantes”, segundo um comunicado do governo.
Sete pessoas foram mortas nos ataques contra imigrantes que iniciaram há três semanas na África do Sul. Propriedades foram destruídas e a violência “gerou medo e incerteza nas mentes dos imigrantes africanos”, lê-se no comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
O embaixador da Nigéria em Pretória, capital da África do Sul, e o cônsul-geral em Joanesburgo, irão retornar à Nigéria para consultas.
O comunicado, divulgado no sábado, salientou o fato de muitos sul-africanos terem organizado e participado de marchas pela paz e que o presidente do país, Jacob Zuma, condenou os ataques, assim como Goodwill Zwelithini, o rei Zulu, cujos comentários anteriores teriam incitado a violência.
Políticos nigerianos pediram que o governo da África do Sul repare os danos causados aos imigrantes e um grupo de direitos humanos nigeriano fez reclamações à Corte de Justiça Internacional de modo a se responsabilizar os protagonistas dos ataques, incluindo o rei Zulu, embora sem se referenciar de Edward Zulu, filho do presidente sul-africano, Jacob Zuma, ambos apontados como incitadores da acção  xenófoba contra cidadãos estrangeiros naquele país.
No domingo, o governo da África do Sul criticou a acção do governo nigeriano e classificou-a como “uma medida infeliz e lamentável”, em um comunicado divulgado pelo Departamento Internacional de Cooperação.
Fonte: ABC


Fonte: http://noticias.mmo.co.mz/2015/04/nigerianos-querem-levar-rei-zulu-a-tpi-por-incitar-violencia-xenofoba-na-rsa.html#ixzz3ZGIZHVDN

Sem comentários:

Enviar um comentário