"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sobre o Desarmamento da Renamo como Imperativo Nacional

Muitas vezes e de diferentes formas, a elite dos camaradas aparece com a sua mediática ara desviar a atenção do povo do verdadeiro problema que apoquenta os moçambicanos. desta vez aparece esta mesma elite, com a questão do desarmamento dos homens da Renamo como imperativo nacional, em vez de trabalha com acções claras e concretas que possam dar fim esses conflictos políticos e "étnicos". Governar não é reprimir as manifestações populares, mas sim fazer com que elas não existam, acabar com as causas dessas manifestações. o mesmo acontece com  esta questão. a Frelimo deve acabar as causas que levam a Renamo manter os seus homens armados ou deixa de falar, porque os seus discursos já não fazem falta ao povo. Agora leia a resposta comentaria que mais uma vez o Jorge Vicente nos traz desta vez sobre o propalado categórico imperativo  nacional.

Senhoras e senhores,
A pior coisa que temos neste moçambique é o colonialismo doméstico que a Frelimo implantou em que o sul representado pela etnia chanagana domina e humilha as outras etnias chegando apelidar de chingondos e daí todos os males que o império de Gaza continua a causar ao Centro e Norte.
O desarmamento da Renamo não é imperativo nacional. Vocês lambebotas não devem ludibriar os moçambicanos e os macuas que representam a classe dos chingondos que os machanganes consideram seus escravos.
O imperativo nacional é corrigir os males que a Frelimo criou: exclusão, colonialismo doméstico, lambebotismo, enriquecimento ilícito, compadrio, hegemonia da etnia changana, humilhação do sul contra o norte e centro, enriquecimento dos trânsitos, corrupção, em fim a existência duma minoria classe burguesa dentro dum país tão pobre.
O desarmamento da Renamo significa a consolidação da ma governação da Frelimo e moçambique fica como Angola em que devido a ganancia do Savimbi o MPLA aproveitou para desarmar a Unita e criar uma colonização hedionda naquele pais irmão.
Mesmo com a Renamo a sacrificar-se pelo povo a Frelimo faz e desfaz o que seria com o seu desarmamento?
O povo e a Renamo devem estar firmes na luta pelo bem-estar de todos. Apenas um exemplo: No distrito de Malema estão cidadãos que pediram Bilhetes de Identidade em 2013 ate agora não emitiram e as pessoas circulam com espera bilhetes caducados, isso é que é imperativo nacional corrigir esses abusos. Tudo é privilegiado ao Sul deste país. Ou a Frelimo reforma-se, ou o país divide – se.
Apelo as forcas revolucionárias da Renamo para aceitar o sacrifício que o povo tem. Apelo a todos os macuas e outros chingondos que o imperativo neste momento é a situação que a maioria do centro e norte vive. Todos macuas nas forcas de defesa e segurança devem abrir os olhos e lutar pela mudança das coisas.
Jorge Valente
Namicopo/Nampula

Sem comentários:

Enviar um comentário