"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 13 de dezembro de 2011

 PARTIDARIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ESTADO, UM  PERIGO PARA  A JOVEM DEMOCRACIA

Fazendo uma reflexão mais profunda da actuação da Polícia da Republica de Moçambique, durante as intercalares sobretudo em Quelimane, me faz pensar que a partidarização ou a Frelimização das instituições do Estado, num futuro não muito longínquo será um perigo para os militantes que inocente e ingenuamente se deixam enganar actuando sempre a favor da Frelimo quando na verdade eles não pertencem a nenhum partido mas sim ao Estado.

Num dos artigos deste blog eu escrevia que aconselhando a todos os Moçambicanos e sobretudo aos governantes a começarem a fazer discriminação dos bens do Estado e do partido Frelimo. Isto é, dar a César o que de César e a Deus  o que é pertença de Deus dando o seu próprio lugar cada coisa: o que pertence a Frelimo para a Frelimo e o que é propriedade do Estado que seja usado em beneficio do Estado. A Polícia, a FIR, os Militares, a Justiça são pertença do Estado e não propriedade privada da Frelimo. Assim, sendo pertença do Estado, estão todos para defender o cidadão sem discriminação da sua cor politica, sem intimidar os concidadãos moçambicanos, mas sim para os defender a todo custo.
O caso dos quatro agentes da policia em Quelimane que foram obrigados a entregarem tudo o que é da policia por suposta participação da campanha eleitoral a favor do MDM que eles negam o facto ou porque as suas famílias usaram roupa do MDM, é um dos vários  casos que mostram que as coisas não estão bem na nossa jovem democracia. Quem seguia de perto a campanha nos três municípios sabe muito bem houve casos de irregularidades de ambos lados mas as medidas foram mais fortes e pesadas aos infractores do MDM em relação as dos da Frelimo. Sempre em favor de A em detrimento da B.
Diz-se que tudo que tem inicio tem fim e o que veio tarde ou cedo vai, yorwa ti yorowa assim como dizem os makuwas. Com isto quero dizer que a Frelimo um dia pode cair do poder como aconteceu lá em Quelimane, e o país ser governado com outro partido. Nesse contexto o que será desses que se deixam levar? Gostarão que o que estará no poder lhe trate de igual modo ou partidarizem também os bens e as instituições do Estado? O que dirá a Frelimo?
Moçambicanos, não se enganem, o mundo está a mudar o rumo das coisas e Moçambique está dentro desse mundo. Seguramente um dia a Frelimo estará fora do poder e esses que pensam que os outros fora da Frelimo não tem capacidade de levar os destinos do país adiante estão envergonhados. Os colonos portugueses pensavam que nunca sairiam do domínio de Moçambique, mas foram varridos…… eu não quero instigar a ninguém somente dar uma visão mais ampla aos Moçambicanos porque gosto deles, amo o meu país e sinto muito, me doe o coração diante de tantas injustiças que a Frelimo submete ao povo.
Lembrem-se sempre, yorwa ti yorowa, e apelo mais uma vez aos camaradas a deixam livre a Polícia, a Justiça, a FIR, a Defesa para que façam o seu trabalho em paz a favor do Estado e do povo e não alimentar e defender os caprichos do partido. Despartidarizem ou seja desfrelimizem as Instituições do Estado, porque são pertença do povo e não da Frelimo.
desarmar 

1 comentário:

  1. Pela desfrelimizacão das instituicões públicas é o nosso desafio actual. É o nosso dever solidarizarmo-nos com agentes da PRM, professores, enfermeiros, militares e outros funcionários públicos sob pressão do partido Frelimo. Temos que gritar todos para a retirada imediata e incondicional das células da Frelimo nas instituicões públicas.

    ResponderEliminar