"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 25 de março de 2020

Porque devemos ficar em casa e evitar, a todo o custo, ser contaminados e contaminar outros?




Nuno Castelo Branco

Porque devemos ficar em casa e evitar, a todo o custo, ser contaminados e contaminar outros?

Imaginemos que apenas 1% da população de Moçambique é contaminada e que apenas 1% dos contaminados precisam de ventiladores (estas percentagens são baixas). Teremos cerca de 3 000 pessoas a precisar de ventiladores durante algumas semanas. Este número é quase 100 vezes maior que o número de ventiladores disponíveis em todo o país. É provável que os poucos ventiladores fiquem reservados para os incontornáveis e indispensáveis filhos mais queridos, e suas famílias, estejam ou não doentes. Portanto, não haverá ventiladores se houver contaminação moderada.

A próxima guerra pode ser por causa da partidarização dos ventiladores.

Para a malta nós outros, que não está nem aí, a opção é clara: não fiquem contaminados e nem contaminem ninguém. Fiquem em casa e tenham muito cuidado. Estamos num jogo de futebol em que a nossa equipa não tem guarda-redes, pelo que o adversário não pode ser deixado livre para chutar à baliza, nem de longe.

Hora para toda a gente que não esteja em tarefas essenciais ir para a sua parte incerta.

Hora de reconhecer, honrar, proteger e aprender a valorizar os trabalhadores das actividades essenciais - malta pessoal da saúde, trabalhadores das principais cadeias de transporte e distribuição do essencial, trabalhadores das linhas de produção, etc.

Hora de reconhecer que a pobreza e a desigualdade, além de injustas, custam muito caro à sociedade e aos indivíduos, mas existem e temos de, nestas circunstâncias actuais, agir em consonância com alguns factos duros: uma grande parte da população não tem refúgio seguro onde se isolar, não tem acesso a saneamento, não tem meios para fazer ranchos, não tem como não andar na rua à procura de emprego e biscates ou a vender ali o que comprou aqui, para viver para a sopa da noite e para o dia seguinte, os trabalhadores têm muito pouco poder negocial sobre a proteção do seu trabalho e rendimento. Como é que a grande maioria da população do país se pode proteger e ser protegida?

Hora de manter a distância física mas aumentar a solidariedade social.

Estamos juntos, mas não aglomerados. Boa sorte nesta batalha. Venceremos.



Sem comentários:

Enviar um comentário