
Marcelo Mosse
49 dk. ·
Perguntas abertas ao Dr. Eneas Comiche: o senhor está ou não está infectado com o Covid 19
Caro Dr. Eneas Comiche,
A sociedade maputense e não só está em pânico por desconhecer sua real situação de saúde no contexto da pandemia do Covid 19. Como jornalista, tenho tentado “descobrir” qual é verdadeiramente o seu estado depois que esteve exposto em Londres. A opinião pública está confusa sobre o assunto. E é confundida por uma bateria de dados, falsos ou verdadeiros, que circulam nas redes sociais. Todos tentando advinhar a situação de saúde do seu presidente camarário. Nalguns círculos, o assunto já virou motivo de apostas.
O mais recente vector dessa confusão foi o “comunicado” divulgado hoje pela edilidade (o Conselho Autárquico de Maputo), ao qual terá dado anuência para que fosse divulgado.
Pergunta 1: No seu comunicado, o Dr. Comiche diz que já realizou dois testes para o Covid 19, o primeiro no dia 19 de Março e o segundo no dia 23 de Março, este juntamente com sua esposa Lúcia Comiche. Depois acrescenta que, até hoje, 27 de Março, ainda não tinha recebido uma “informação oficial sobre o nosso Estado de Saúde”.
Agradecia que explicasse ao público que tipo de “informação oficial” é essa. Pelo que se sabe, e por razões de ética médica, resultados de testes médicos são fornecidos ao visado logo que os mesmos estejam disponíveis. Mas o Dr. Comiche quer uma “informação oficial”. Como? Em que formato?
(Note: A divulgação do estado de infectado do Príncipe Carlos não foi feita pelo NHS. Foi feita pelo Palácio Real, por sua família; e foi o próprio Príncipe Albert, do Mónaco, que divulgou seu estado de infectado. Não foi a autoridade de saúde do principado).
Pergunta 2: Como é que explica que sua esposa, Lúcia, tenha revelado publicamente seu estado de infectada? Ela descobriu nas estrelas? Alguém lhe segredou nas orelhas? Quem?
(Nota: A única entidade com capacidade para testagem do Covid 19 em território moçambicano é o Instituto Nacional de Saúde (INS), em Marracuene. Seus testes levam 24 horas. O laboratório Chaves está a autorizado a colher amostras, mas deve mandá-las para Portugal).
Então, a questão que fica é: como é que sua esposa soube da infecção (se é que não foi pelo teste realizado junto do INS)?
Sei que se encontra a receber tratamento num dos hospitais privados mais caros de Moçambique, o ICOR. Agradecia, no entanto, que, na sua qualidade de edil de Maputo, eleito popularmente, respondesse a estas questões, deixando de "atirar a bola" para quem, por imperativos éticos, não pode carregar o ónus de respondê-las.
O senhor está ou não está infectado?

59Egidio Vaz, Danilo Tiago ve 57 diğer kişi
27 Yorum8 Paylaşım
BeğenYorum YapPaylaş
Yorumlar

Manuel Chipeja E eu acrescentaria outra pergunta...Se a esposa afirmou ser a pessoa que é referida ter sido infetada e o Ministro referiu que estes testes foram do INS, o Sr. Comiche tera ido solicitar outros testes no privado?
4
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 42d

Heleno Bombe Vergonha so de confessar prefere morrer do que aceitar
1
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 42d

Elvino Dias Excelente questão
2
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 41d

Circle Langa Estas perguntas reduzem longevidade.
5
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 41d

Dadinha Catuane Circle Langa também acho!🤔
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 12d

Lito Junior Isto ainda vai dar muito que falar...
1
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 40d

Nenê Da Conceiçao Machate MM, chega..!
1
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 37d

Armando Nenane De referir que estas perguntas não teriam razão de ser caso não fosse o visado presidente do conselho autarquico da cidade de Maputo.
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 34d
· Düzenlendi

Blessed Paulo Simbe Onoria Monjane podes ajudar a responder como a senhora Lucia Comiche contraiu COVID19 se não foi pelo contacto com o marido?
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 32d

Onoria Monjane Blessed Paulo Simbe penso que a doença subiu-lhe muito mal a cabeça, agora fala a toa. Ta lha bater tipo fumou lenha.
4
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 18d
· Düzenlendi

Felix Vicente Apenas acrescento dizer que o Laboratório da Lancet, também faz os testes CoVID 19. Colhem amostras cá e fazem os testes na Africa do Sul.
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 25d

Tesoura Júlio Tuboi Se vírus é transmissível, senhor presidente do Conselho Autárquico, queira responder o seguinte: 1. Quem foi o responsável na transmissão do covid 19 para sua esposa? Se na verdade não concordas( diga-se) com os resultados, diga- nos de quem recebeu a doença a sua esposa?
1
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 25d

Kamal Badrú Será que ele irá responder?
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 22d

Manuel Chipeja Alguem vai lhe fazer fazer chegar as perguntas. E ao menos sabera o que o povo quer saber.
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 21d
· Düzenlendi

Kamal Badrú Manuel Chipeja do jeito que ele é não irá se dar a massada de ler ou ouvir
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 16d

Manuel Chipeja Kamal Badrú pode nao ler nem ouvir...a consciencia dele (acredito que deve restar umbocadinho la no fundo) vai lhe fazer alguma comichao. So facto de estar em comunicados sem nexo e a esposa ligar para a TV semninguem lhe procurar nem perguntar nada...e' este bocado de consciencia que esta a fazer comichao no cerebro dele...
1
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 12d

Kamal Badrú Manuel Chipeja consciência? Não te esqueças que ele é político nato
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 10d

Manuel Chipeja Kamal Badrú mas tambem mortal....apesar de tudo tem sangue vermelho...parecido com sangue de gente...
Bunu gizle veya şikayet et
Beğen
· Yanıtla
· 9d

Yanıt yaz...

Nisio Banda Marcelo Mosse deixa homem repousar até na quarentena é importunado. Tenha santa paciência. Ninguém está em Pânico. Estamos a acatar a medidas das autoridades em casa.
Bunu gizle veya şikayet et



O Ministério da Saúde (MISAU) prevê que o pior cenário da covid-19 seja a transmissão Comunitária da pandemia em Moçambique. Nesse cenário o nosso país, que apenas diagnosticou oito infectados até este domingo (29), poderá ultrapassar os mil doentes, os contactos deverão ascender a cem mil, com pelo menos 200 doentes em isolamento nas unidades sanitárias e uma previsão de pelo menos 30 óbitos. Porém o director-geral adjunto do INS esclareceu ao @Verdade que os esforços do Governo de Filipe Nyusi visam reduzir o pico da doença, “em vez do pico acontecer em finais de Maio e princípio de Junho (...) atrasa-lo e afasta-lo para que ocorra, por exemplo, em Janeiro ou em Fevereiro do próximo ano”.
O director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) afirmou que “os cálculos tem de ser feitos tendo em conta que Moçambique antecipou-se, Moçambique tem vindo a antecipar-se nas medidas de prevenção, as primeiras foram tomadas antes de termos sequer o primeiro caso o que é um aspecto importante a realçar pois a prevenção é a melhor estratégia para mitigar o impacto desta doença”.
“A importância de atrasar o pico para Janeiro ou Fevereiro é para o Sistema Nacional de Saúde ganhar tempo para mobilização de recursos, fortalecimento do Sistema, para entender melhor a epidemia (há ainda aspectos que não são conhecidos), ganhamos tempo para que apareça um medicamento”, deixou claro o médico e investigador moçambicano.
A Comissão interministerial para Instalação de Órgãos de Representação do Estado na Província e dos Órgãos de Governação Descentralizada Provincial (CIOREPOGD), em funções desde o passado dia 2 de Março, apenas tem prazo colocar a funcionar a Secretaria de Estado da Cidade de Maputo. As restantes
A linha da frente do combate ao covid-19 no nosso país é feita por alguns milhares de médicos e profissionais de saúde que antes da pandemia tornar-se explosiva reiteraram publicamente o seu compromisso, “esta é a nossa luta, este é agora o nosso propósito”, declarou o presidente da Associação dos Médicos de Moçambique que pediu ao Governo a revisão do subsídio de risco que actualmente ronda os 5 mil Meticais menos IRPS.