"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 19 de junho de 2015

“Prisão imediata de Armando Guebuza e Manuel Chang”

 

Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Venancio_mondlane1Recomendação da oposição no escândalo da EMATUM
“Recomendamos à PGR que mande prender imediata e preventivamente o antigo Presidente da República, Armando Guebuza, e que faça um ofício à Comissão Permanente da Assembleia da República para que se levante a imunidade do nosso colega Manuel Chang” – Venâncio Mondlane, deputado do MDM
A EMATUM (Empresa Moçambicana de Atum) – o negócio mais nebuloso e corrupto alguma vez feito em nome do Estado – voltou a ser assunto de debate, ontem, na Assembleia da República e, como sempre, pelas piores razões. Falando durante a sessão de debate da Conta Geral do Estado referente ao exercício económico 2013, o deputado pela bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique Venâncio Mondlane disse que é hora de a Procuradoria-Geral da República deter o antigo Presidente da República, Armando Guebuza, e o seu ministro das Finanças, Manuel Chang, para que possam ser responsabilizados. A EMATUM foi criada por Armando Guebuza, Manuel Chang e Filipe Nyusi (na altura ministro da Defesa). Os três endividaram o Estado na compra de 30 barcos no valor de 850 milhões de dólares, numa encomenda que se diz que incluiu material bélico.
A empresa está insustentável, pois o Governo não está a conseguir pagar a dívida aos franceses e vai partir para a renegociação com o estaleiro onde encomendou os barcos. A previsão para o início do serviço da dívida é Setembro. Mas não há condições, e a dívida está a ter influências na derrapagem financeira, e o Estado deverá intervir directamente, emitindo uma dívida soberana de longo prazo.

Na Conta Geral do Estado, o Governo não esclarece o assunto EMATUM com detalhes. A dívida externa de Moçambique, no período 2009 a 2013, cresceu 50%. Deste crescimento o peso específico com a dívida da EMATUM é de 80%. Segundo Venâncio Mondlane, o escândalo “atingiu o ponto mais alto” e, “de facto, alguém no fim deste processo, tem que ser preso”. Venâncio Mondlane diz que, ao olhar-se para a taxa de juro, que é de mais de 6%, “só pode ser algo comparável a uma escandalosa e criminosa agiotagem”.
“Fazemos apelo a todos os moçambicanos e a todos os deputados, que temos que chegar ao fim da interminável impunidade e esfaqueamento do Estado”, disse Mondlane.
“Face a este escândalo, recomendamos à PGR, que torna arguidos académicos, jornalistas e editores, que se faça exemplar face a esta matéria e que mande prender imediata e preventivamente o antigo Presidente da República, Armando Guebuza”, declarou Venâncio Mondlane. E pede mais: “Que faça um ofício à Comissão Permanente da Assembleia da República para que se levante a imunidade do nosso colega, o candidato a presidente da Federação Moçambicana de Futebol, e antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, para que responda sem reservas às responsabilidades disciplinares e criminais”. (André Mulungo) CANALMOZ – 18.06.2015

6 comentários:

  1. Facil e falar, dificil e fazer! Desejar e dizer que alguem tem ser preso e a coisa mais facil que se pode imaginar, mas pegar num individuo e coloca-lo na cadeia so porque alguem assim o deseja, com ou sem razao de fundo e muito mais dificil ou quase impossivel. Eu era da opiniao que quem deseja prisao para os outros nos termos em que leio aqui (rivalidades politico-partidarias), e que deveria ser o primeiro a ser preso, servindo de exemplo. Guebuza nao deve ser preso, nem Chang, nem Filipe Nhussy, sao homens preocupados com desenvolvimento de Mocambique. Agora se houve alguma falha que se corrija e nao correr para prisoes, isso e medriocridade politica e propaganda politico-ideologica, e revela ate certo ponto uma certa inexperiencia quanto aos negocios politicos ou do Estado. Homens e mulheres pecadores, uma vez dirigiram-se a Jesus Cristo com uma mulher que acusavam-na de ter cometido adulterio ou pecado e pediam autorizacao para fazer justica com pedras e disse-lhes Jesus " aquele de vos que nunca tenha cometido pecado apedreje-a", e todos largaram as pedras vergonhosamente e se foram embora. Jesus disse a senhora para ir e nunca mais voltar a cometer outros pecados! Guebuza e um homem raro que so aparece uma vez de cem em cem anos. E o unico que fazendo-se o balanco dos 40 anos da independencia nacional menos 16 de guerra civil, conseguiu mudar o rosto de Mocambique, do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Indico, em 10 da sua governacao, so nao ve quem nao tem olhos para ver ou que nao queira ver. Bem haja o senhor A.Guebuza! Hoje ja podemo-nos orgulhar perante estrangeiros garacas ao trabalho e inteligencia deste homem. Nao vou enumerar nada, os factos falam por si! Foi o unico presidente que tratou o povo de maravilhoso e isso fez com que ele fizesse coisas maravilhosas para corresponder com o seu discurso. A politica e feita por homens eruditos e nao por oportunistas do acaso. Espero ter contribuido para a paz e harmonia dos mocambicanos, nao apelando ao odio e violencia! Mocambique precisa d homens e mulheres justos e serios nas suas accoes e ideias para poder avancar. Ate a proxima oportunidade meu amigo.

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que não e necessário, agir de um modo cruel.Guebuza e pessoa como qualquer um e lutou para este Pais. Não podemos falar mal do nosso pai. Alias se você acha que ele não fez o necessário onde estavas? Guebuza dirigiu bem este Pais, se você sabe reclamar graças a ele.Não podemos ser ingratos.Guebuza trouxe muita coisa boa pra nos. Exemplo os sete milhões.
    Energia ate nas zonas recondidas.Vamos trabalhar não espere criticar o governo enquanto na sua casa nem tem casa de banho. Agora pergunto, será o caso EMATUM que não consegue fazer casa de banho?
    Primeiro fazer sua auto critica e depois criticar os outros. Vamos ajudar e nao induzir outros ao erro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por Mocambicanos como voce que este Pais esta como esta. Samora lutou por nos, amas em algum momento lhes viste a preseguir os interesses individuais?? Claro que Nao, Pensa no Povo, fala para Povo, e seus projectos eram para o Povo. Que 7 milhoes quem sao as pessoas que realmente benificiaram desses 7 milhoes. ACORDA,
      Se eleges os teus presidentes porque lutaram por ti, VOTA DLHAKAMA, lutou ao lado de Samora e Guebusa, e ainda luta. Acorda para o mundo. Sao voces que vivem para escovar, ensinam vossos filhos e escovar. E preve escovar que mudar. ESCOVA MEU IRMAO.

      Eliminar
  3. Nao é porke salvaste a nha vida k tenho k me submeter e concordar com os teus erros, salvaste-me sim, obrigado. Mais o k ta errado tem k ser punido pta k sirva de exemplo e desencorajar aos outros k keiram ter as mesmas atitudes e k se axam donos do país porke trouxeram a independência, salvaste- me sim, mais nao sou teu scravo por isso nao sou obrigado a pagar pelos seus erros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, tens toda razão. Eu concordo consigo

      Eliminar
    2. Obrigado pelo seu comentário, tens toda razão. Eu concordo consigo

      Eliminar