"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CARTA ABERTA À GESTÃO DA MCEL: MCEL TECNICAMENTE FALIDA ????

CARTA ABERTA À GESTÃO DA MCEL: MCEL TECNICAMENTE FALIDA ????
Caros, isto não se trata de um falso alarme, mas de um alerta para os que ainda "adormecem" ou por falta de conhecimento ou por não saber o que fazer ou dizer. O que pretendo transmitir com esta missiva é que a empresa “Orgulhosamente Moçambicana” está em sendo levada à “falência técnica não declarada e não assumida” por ninguém do topo da mcel e muito menos pelos seus accionistas.

Afinal como tudo isto começou?

Foi tudo muito bem arquitectado, típico de filmes de Hollywood. Todos nós sabemos que este foi o ano de eleições e como habitual, as empresas comparticipadas (representadas pelo IGEPE) tiram sempre uma pequena grande fatia para efeitos propangadisticos, mas desta vez foi pior pois o candidato que os donos da mola colocaram a frente não era conhecido e teve de se fazer conhecer às custas da mola do povo e das empresas públicas. Mas a coisa não começou apenas por aí, o plano inicial passava por trazer alguém do tipo “YESS MAN” para dentro da mcel, alguém que não pensaria duas vezes antes de tirar a mola para satisfazer os interesses dos “PATRÕES”. É aqui que entram no filme duas figuras totalmente distintas: O Mamudo (anterior AD, o “CACATA”) e o Saize (Actual AD, o “YES MAN”).
O único “pecado” do Mamudo aos olhos dos “PATRÕES” era ser cacata, ele era cacata, pois não “drenava” mola para os “PATRÕES”, era um tipo que estava a gerir uma crise financeira e estava a procurar evitar o caos na mcel. Por causa da cacatice do Mamudo, os “PATRÕES” armaram um plano infalível: Sacar o Mamudo da MCEL e tirar o Saíze da TDM para a mcel e ajudar-lhes nos seus interesses. É aqui que entra o homem que está a afundar a mcel, o Saíze, o “YES MAN”.
Sobre este senhor de quem estou a falar já haviam alertado que ele vinha a mcel com uma missão: sacar mola e enviar para os “PATRÕES”. Fez isso tão bem feito que conseguiu fazer com o que o candidato dos “PATRÕES” fizesse viagens a todos os cantos do mundo com uma comitiva extensa e a comer do bom e do melhor... era o princípio do afundanço da operadora moçambicana sem precedente... típico dos afundanços do mítico Michael Jordan.

O outro truque na manga do “YES MAN”, era bloquear todos os canais de saída de dinheiro e é ai que entram as formações dos quadros da mcel: no ano de 2014, quase ninguém foi a formação pois o “YES MAN” achava uma despesa desnecessária pois aquele dinheiro que estava a sair podia ajudar a equilibrar as contas e drenar mais dinheiro para os “PATRÕES”.
Mas os truques do “YES MAN” não terminaram por ai, mandou “fechar” o MOP, sim, aquela “empresa fantoche” que foi criada para tirar dinheiro da mcel para outras pessoas que não serviam os interesses dos “PATRÕES”...
Quem está mais próximo deles, já percebeu a muito que o barco está a afundar e tratou de bazar... Se não acreditam em mim, analizem a lista de todos os quadros que sairam da mcel só este ano de 2014 e depois digam-me se não tenho razão. Falem com Abdul Neves, Falem com Mussá, Falem com Maurco McArtur, Falem com Akhtar, falem com Felizarda que saiu e se deu muito bem, falem com a Cláudia Manhiça, falem com todos esses que sabiam do que ia acontecer….
Mas isso ainda não é tudo, vem ai a Marlene Manave, aquele senhora não muito bonita que deu cabo da LAM e agora parece que vem acabar o que sobra da mcel… Mas tudo isto são truques, porque parece-me que querem bolar a mcel para a filha do Zedú, sim, essa mesmo a Isabel dos Santos, a magnata Angolana.
Pelo menos o Kota Teodato teve tomates para vir em público dizer que as contas da mcel não andam muito bem… espero que não façam com ele o que fizeram com Benjamim Fernandes quando falou na televisão sobre a fantochada dos registos de números.
Sabem em que posição ficou a mcel na recente lista das 100 maiores empresa em Moçambique???? Perguntem a KPMG, tem a resposta…
O sindicato??? Esse praticamente não existe mais, pois se existisse saberia dar informe sobre o estado da empresa aos seus filiados, mas para fazer bonito aos olhos da gestão, prefere ficar alheio ao que está acontecendo... Mas enquanto Sindicato da mcel, nós exigimos que se pronuncie ou então que pare de nos cobrar o nosso 1% mensal em troca de um mísero cabaz de natal no fim de cada ano civil...

Fala-se da fusão MCEL-TDM, e fala-se ainda que tal está para Março de 2015, fala-se ainda que serão dispensados alguns, senão muitos, quadros no âmbito dessa fusão... Mas ninguém diz nada, ninguém confirma nada... O Sindicato também não diz NADA
Neste momento, a MCEL atravessa uma crise financeira sem igual, nunca vivida no passado, estamos numa situação de podermos acordar e a empresa estar “falida”...Mas sabemos que a empresa não está a falir porque não rende, mas sim porque existem interesses por detrás de toda esta situação pois em termos de receitas, a empresa tem tido bons resultados, mas para onde vai a mola da mcel???

Apenas uma dica senhores membros do conselho de gestão da mcel: Se quiserem ideias para conter despesas eis algumas:
·         Comecem por dispensar os consultores com os seus salários gordos que muitos deles recebem sem muito fazerem...exemplo disso são aqueles 4 consultores da DGR que nada fazem lá no 7º andar senão aquecerem as cadeiras, bajularem um Director que nada mais faz senão se drogar, sim, esse mesmo o Lourenço Chaquice, o drogado (Deixem-me dizer-vos que o chefão desses 4 consultores tem estado aqui em Moçambique para tentar fechar um daqueles negócios que só servem para tirar dinheiro à mcel – chama-se Ambrósio). Depois de limparem o sétimo andar, passem para o Marketing, onde está lá um Tuga a ocupar um lugar que muito bem merece a um Moçambique e como o tipo não é parvo já trouxe para cá uns tantos conterâneos seus para ajudar a tirar algum da mcel (ainda não repararam que até publicidades novas não estamos a lançar????). Depois de sairem do Marketing, não se esqueçam de passar pelo 4º andar, lá sim, a coisa está feia mesmo... é um consultor novo todos os dias e tais consultores já até parecem hóspedes porque alguns até filhos com nacionalidade Moçambicana já devem ter. Na técnica, melhor não falar, alguns até falam melhor português que alguns Moçambicanos. Para mim o mais preocupante em tudo isto é que todos esses consultores têm casa, carro, salário gordo, todo pago pela empresa... Fiquei mal-disposto quando vi o salário dessa gente toda, mas a culpa não é deles, é de quem está a tirar proveito disso.
·         Acordem mcelinos essa coisa de consultores é um esquema montado pelo pessoal do topo para sacar mola na mcel e não vão parar tão já... perguntem lá ao camarada Chutumia do que estou a falar, perguntem também ao Chiche do que estou a falar.
Hoje em dia a mcel está dever todo o “mundo”: Bancos, Fornecedores, Revendedores, etc... Não me admira que um dia a mcel vá pedir mola ao MACAMO, sim, o agiota. Hoje em dia os fornecedores começam a por em causa o compromisso com a mcel, pois a mcel não está a pagar... Coitada da Celina e do Changule que até mentem aos fornecedores por não saber mais o que dizer...

Senhores, eu acho a empresa deve-nos alguma satisfação pois não podemos fazer ouvidos de mercador, fingir que não ouvimos e não vemos nada...ou esperar que algum dia nos digam que não teremos bónus ou que não teremos 13º ou que não teremos subsídio de férias...
A “falência” da MCEL não fica por aqui, estende-se igualmente à Carteira-Móvel, MKESH, sim... MKESH, ou simplesmente o business que era detido pelo antigo Directo Nadim Zafman e que fazia uma rede com alguns pesos pesados do conselho de gestão num esquema para sacar mola, aquele sim, foi um grande Director... o tipo roubou, e foi embora... Deixou a batata quente para quem fosse lá depois dele. Mas o caso da MKESH é mais grave, pois agora não há mola para até para contratar pessoal, os agentes estão a fugir em debandada por causa de falta de pagamento e de salários atrasados e como alternativa, a carteira-móvel iniciou um processo de “recrutamento” ao pessoal da mcel que começou com Halima e Chutumia para tentar organizar a casa, mas soube que muitos outros se seguirão pois aquele barco que se chama MKESH, quase que já[truncated by WhatsApp]
Enviada do meu iPhone

Sem comentários:

Enviar um comentário