09/10/2019
Assassinato em Xai-Xai
O COMANDO-GERAL da Polícia confirmou ontem que Anastácio Matavel, director executivo do Fórum das Organizações Não-Governamentais de Gaza (FONGA), foi assassinado por um grupo composto por quatro agentes da corporação e um civil.
O envolvimento de quatro agentes afectos à subunidade da Intervenção rápida em serviço no Grupo de Operações Especiais (GOE), em Gaza, foi assumido pelo porta-voz do Comando-Geral, Orlando Mudumane, numa comunicação à imprensa feita cerca das 13.00 horas, em Maputo. A informação já circulava desde a tarde de segunda-feira, logo após o assassinato.
A vítima, de 58 anos de idade, que era também ponto focal da Sala da Paz em Gaza, uma plataforma de observação e monitoria eleitoral, foi baleada com uma AKM no Bairro 5 de Inhamissa, em Xai-Xai, cerca das 11.00 horas, quando seguia na sua viatura.
Consumado o facto, os atacantes puseram-se em fuga, até se envolverem num acidente, do qual um deles perdeu a vida no local, o segundo, gravemente ferido, viria a morrer no Hospital Provincial de Xai-Xai e outros três continuam a monte.
Na comunicação à imprensa, sem direito a questões, o porta-voz acrescentou que o Comandante-geral da Polícia, Bernardino Rafael, ordenou a suspensão de actividades do comandante provincial da Intervenção rápida, Alfredo Naifane Macuácua, e de Tudelo Macauze Muchicho Guirrugo, chefe máximo da companhia de GOE, em Gaza.
Por outro lado, foi criada uma comissão de inquérito que, dentro de 15 dias deverá apresentar um relatório pormenorizado sobre a ocorrência.
O documento termina com o Comando-Geral da Polícia a condenar a conduta criminosa dos quatro agentes e a solidarizar-se com a família do finado, para além de prometer tudo fazer para o apuramento do móbil e da verdade material inerente ao facto.
Entretanto, um comunicado da Sala da Paz enviado ontem à nossa redacção indica que as cerimónias fúnebres de Anastácio Matavel terão lugar hoje, quarta-feira, dia 9, no Bairro Marien Ngouabi, na cidade de Xai-Xai, sua terra natal. de acordo com o mesmo comunicado, o funeral terá lugar pelas 14.00horas, no cemitério local, antecedido de velório, pelas 12.00horas, na sua residência, sita no mesmo bairro. O finado de 58 anos de idade deixa viúva e cinco filhos.
NOTÍCIAS – 09.10.2019
NOTA: Porque será que o NOTÍCIAS mente: …”e outros três continuam a monte”. Há 2 detidos e apenas 1 fugiu. Ou será que já sabe que estes dois, ora presos, também “fugirão”?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
Sem comentários:
Enviar um comentário