As Forças de Defesa e Segurança (FDS) assaltaram e ocuparam, ontem, o chamado Quartel-general da Renamo no distrito de Morrumbala, na província da Zambézia.
As informações avançadas pela Polícia da República de Moçambique (PRM), ao nível da província da Zambézia, indicam que a ofensiva das FDS ocorreu por volta das quatro horas da madrugada, tendo durado duas horas.
Uma outra fonte policial, que esteve no centro das operações em Morrumbala e que não quis ser identificada, disse que as tropas governamentais surpreenderam os homens de Afonso Dhlakama enquanto dormiam. A fonte revelou que a ofensiva terminou com a morte de vários homens armados da Renamo, sem nenhuma baixa do lado das FDS.
Da operação resultou ainda a captura de um alegado comandante da Renamo que dirigia as operações em Morrumbala.
O quartel de Morrumbala consistia em pelo menos 600 barracas contabilizadas num perímetro de um quilómetro.
Segundo as autoridades policiais são barracas que eram residências das milícias da Renamo.
Esta foi a primeira operação de vulto que as FDS desencadearam na Zambézia, em particular no distrito de Morrumbala, contra a presença de homens armados da Renamo na região.
Recorde-se que na sua tomada de posse, o novo comandante da Policia na Zambézia, Francisco Madiquida, chamou atenção para o engajamento da polícia na manutenção da paz.
Na ocasião, Madiquida pediu coragem às tropas sob o seu comando, para o que chamou de árdua tarefa para desmantelar as posições militares da Renamo.
Morrumbala é um distrito potencialmente agrícola, mas devido à onda de tensão político-militar não logrou sucessos na última campanha agrícola.
Sem comentários:
Enviar um comentário