10/07/2016
A Universidade Lúrio (UniLúrio) acaba de obter do Ministério moçambicano da Cultura e Turismo autorização para usar o recinto da Fortaleza São Sebastião, na Ilha de Moçambique, província nortenha de Nampula, para instalar sua Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
Um comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologias e Ensino Superior recebido pela AIM dá conta de a Faculdade em referência ter agendado o início das suas actividades em 2017.
A deisão do Ministério da Cultura e Turismo (MICULTUR), de acordo com a nota, baseou-se na legislação nacional sobre a gestão de patrimónios culturais e na legislação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelo facto de a Ilha de Moçambique ostentar a categoria de Património Mundial da Humanidade.
A autorização é de grande importância para a UniLúrio, pelo facto de permitir, por um lado, a expansão das suas áreas de actuação (Ciências Naturais e Exactas) e, por outro, o alinhamento da natureza histórica e cultural da Fortaleza São Sebastião com a área científica que se pretende enveredar, explica a nota.
Numa primeira fase, a Faculdade vai ministrar dois cursos, nomeadamente Turismo e Hotelaria e Desenvolvimento e Relações internacionais em parceria com a Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, ambas de Portugal.
A UniLúrio é uma Instituição de Ensino Superior pública, criada em 2006, no âmbito dos esforços do Governo de expansão do Ensino Superior em Moçambique.
Esta universidade possui campus universitários construídos de raiz e apetrechados, um em cada província do Norte, nomeadamente Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
Actualmente, a UniLúrio conta com cinco Faculdades, designadamente Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) e Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF), localizadas em Nampula; Faculdade de Engenharia (FE) e Faculdade de Ciências Naturais (FCN), localizadas em Cabo Delgado e a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) em Unango, no Niassa.
A UniLúrio oferece 19 cursos, sendo 14 de graduação (Licenciatura) e cinco cursos de pós-graduação (Mestrado), todos eles nas áreas das Ciências Naturais.
MAD/FF
AIM – 10.07.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário