12/07/2016
A Frelimo e seu exército já perderam a guerra. Ultimamente as forças militares da Frelimo tem recebido ordens de Maputo para passar a raptar e matar as populações identificadas com a Renamo. Eles raptam e executam imediatamente indivíduos conotados com a Renamo e abandonam os seus corpos.
No dia 05/07/16, o governador de Manica Alberto Mondlane, pessoalmente deu ordens via telefone ao comandante distrital da polícia de Barué, a dizer que as FADM, FIR e PRM tinham que andar pelos bairros de Catandica para capturar todos aqueles que são membros e simpatizantes da Renamo ou aqueles que têm ligações com este partido. E efectivamente no dia seguinte, 06/07/16, a operação de raptos iniciou e só no primeiro dia foram capturados e trazidos ao comando distrital de Catandica 14 indivíduos membros da renamo e foram todos executados a sangue frio no dia 07/07/16.
De realçar que todos os comandos distritais da polícia da província de Manica receberam a mesma ordem. Aliás, os que promovem isso é o próprio governador mais o seu colega o comandante provincial da polícia em Manica, que receberam ordens directas do Nyusi para acabar com os membros da Renamo em Manica e Sofala.
Já em Sofala, um grupo as FADM e FIR, saíram da sua posição conhecida como posição de Tomé, Situada no posto administrativo de Nhamizi/Canda, em Gorongoza no dia 8/7/16, e raptaram e mataram a sangue frio 6 elementos da população pertencentes à Renamo tendo lhes cortado os pescoços.
Este crime hediondo das forças da Frelimo enfureceu as perdizes e segundo fontes, as forças da Renamo estão neste a trabalhar arduamente para atacar e assaltar todas posições das forças da Frelimo que praticam este tipo de crime contra civis indefesos.
Depois de sofrer grandes derrotas contra as forças da Renamo, as forças da frelimo optam agora por atacar as populações indefesas apoiantes da Renamo e não resta outra alternativa à Renamo a não ser iniciar ataques de retaliação a todas posições militares e policiais que praticam esses actos macabros que configuram crimes de guerra e contra a humanidade.
Aliás, a Renamo já iniciou com este tipo de ataques de retaliação que tem como objectivo desarmar as forcas da Frelimo, como aconteceu recentemente em Tsangano, Tete, quando as forças da Renamo atacaram e assaltaram uma posição das forças da Frelimo naquele distrito onde morreu um considerável número de militares e recolhidos vário material bélico mas a propaganda da Frelimo através da sua Rádio Moçambique mentiu ao público dizendo que a Renamo assaltou um posto de Saúde.
Em Mpinda, Morrumbala, as forças da Renamo que iam em perseguição a um grupo de sequestradores, atacou e assaltou o posto policial local, tendo morto 5 polícias e capturado 3 armas e munições. E este tipo de operações de perseguição aos sequestradores passará a ser o modus operandi das perdizes.
Unay Cambuma In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse
Você Unay é um bom mentiroso, mente para o povo que muito bem informado está.
ResponderEliminar