14/07/2016
Em mais uma tentativa para escalar a mítica Serra da Gorongosa, 20 militares da Frelimo foram mortos ontem 13/07/16 na região de Nhacucu, perto de Canda.
Os militares, em número de 60, começaram por efectuaram um bombardeamento com morteiros e de seguida subiram alguns quilómetros até alcançar umas barracas de construção precária, que foram incendiadas. De seguida os militares decidiram regressar certos de que a sua missão já estava cumprida. Depois de percorrer pouco mais de um quilómetro, no grupo que ia na frente foi atacado por intenso fogo a meia distância e a rápida debandada evitou um total massacre. Houve abandono de cadáveres e recolha de armas pelas perdizes e o grupo que vinha atrás recuou em correrias e encontra se encurralado.
Já em Satungira, onde diariamente as perdizes fazem ataques, 15 militares foram mortos numa emboscada. Os militares vinham a pé para evitar surpresas mas pelos vistos não adiantou.
Em Tica as perdizes atacaram e assaltaram uma posição das forças da Frelimo, na passada terça feira, numa longa escaramuça que iniciou as 3 de madrugada e terminou as 5 da manha. Houve um banho sangue e captura de considerável material bélico pelos rangers de Afonso Dhlakama.
Enquanto isso, na estrada nacional número 7 (via Chimoio-Tete), a coluna está impossível, com a escolta a ser constantemente derrotada e desbaratada. Os blindados de escolta estão sempre a ser destruídos e há considerável perda de combustível nos camiões cisternas que o transportam.
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse
Os que estão a morer são nosso irmão. Mas ele como soldado porque a aceita
ResponderEliminarLamentavelmente
ResponderEliminar