01/08/2019
Nacala a Velha, pobre vila que mal terá feito para a quererem tratar tao mal???
Em breve não uma, mas 2 centrais térmicas a carvão e a gás natural vão ser construídas em Nacala a Velha, para produzir energia elétrica.
Tecnologia do século passado.
A central a carvão é mais uma bolada das gentes da Frelimo, tipo dividas ocultas, para queimar o carvão da Vale que não tem qualidade para ser exportado, financiado pelos Chineses.
Na China os Chineses estão a fechar as centrais a carvão e a construir eólicas, hídricas e solares, porque razão o governo Chinês deixa financiar centrais a carvão, mais poluentes e mais caras??
Moçambique ainda não sofreu o suficiente com as Alterações Climáticas??
Este ano não foram suficientes os dois ciclones, mais de 1 000 mortos, já estão esquecidos???
O Banco Mundial também já fechou a torneira a mais centrais a carvão.
A energia elétrica apesar de existir Cahora Bassa, está a ficar cada vez mais cara, em Moçambique.
A Frelimo vai obrigar os Moçambicanos a pagar a energia elétrica mais cara durante 30 a 40 anos, o tempo de vida útil da central a carvão???
Os Moçambicanos vão ficar reféns de uma central a carvão por causa das boladas dos Frelimos??
Recentemente em Portugal o leilão de energia solar, 1400 MW atingiu preços historicamente baixos, a energia solar e eólica está muito mais barata que o carvão, depois de estar instalada é só fazer manutenção durante 15 anos, não precisa de comprar mais combustível.
Lembramos que Cahora Bassa tem uma potência instalada de 2 000 MW, que serve para estabilizar a rede quando as eólicas e as solares não estiverem a produzir.
Se não falta sol, nem vento em Moçambique porque essas gentes da Frelimo não montam as suas boladas nas centrais eólicas e solares??
Não avançam com mais barragens e centrais hídricas? Rios e água não falta em Moçambique.
A China financia essas centrais, e quem produz os painéis solares e as turbinas eólicas, o ambiente agradece e os Moçambicanos também vão agradecer porque a eletricidade vai ser muito mais barata, criando postos de trabalho para os Moçambicanos.
A Nacala Power central a gás natural em Nacala e um "non sense", o gasoduto nem daqui a 10 anos vai estar construído, como vai ser abastecida a central de gás??? Por navio?? O gás vem do Qatar??
Qual o custo dessa energia para os Moçambicanos pagarem??
Que construam a Palma Power perto dos campos de gás e que a energia venha por cabo de alta tensão.
Enfim, o governo esta em fim de mandato, os Frelimos que respeitem os Moçambicanos e parem de fazer asneiras, o próximo governo que tome decisões mais ponderadas e com mais calma.
(Recebido por email)
Sem comentários:
Enviar um comentário