segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Lisboa – O antigo Embaixador de Angola junto às Nações Unidas e outros organismos sediados em Genebra, Adriano Alfredo Teixeira Parreira deu entrada nesta quarta-feira (21) uma queixa-crime junto ao Ministério Fiscal de Espanha (a congénere da Procuradoria Geral de Portugal) contra a família do antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.
Fonte: Club-k.net
"Solicito a abertura de um inquérito judicial"
De acordo com documentos que o Club-K, teve acesso foram simultaneamente apresentadas queixas-crime de idêntico teor às Procuradorias gerais dos seguintes países: Estados Unidos, França, Reino Unido e Itália.
No documento apresentado por Parreira, a justiça Espanhola, o mesmo apresenta os seus argumentos realçando que “José Eduardo dos Santos, sua família e outros cumplices, se apoderou ilicitamente das riquezas de Angola, subjugou o povo angolano à fome e a uma miséria de indiscritível dimensão, violou os direitos políticos, económicos e sociais mais fundamentais do povo e dos seus opositores políticos, ordenou a execução física e o encarceramento de milhares de inocentes, enquanto se engajava com particular avidez a delapidar as finanças de Angola, depositando avultadíssimas somas de dinheiro em contas bancárias em diversos países, nomeadamente no espaço europeu, quase sempre sob identidade simulada, em detrimento do povo angolano.”
“À luz do que acima foi muito respeitosamente exposto, muito solicito ao Ministério Fiscal do reino de Espanha a abertura de um inquérito judicial a fim de se avaliar a atividade criminosa em território de Itália por JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS e seus familiares constantes na lista, nomeadamente as propriedades adquiridas com dinheiro criminosamente subtraído ao erário público da República de Angola, e das somas de dinheiro e outros título depositados em Bancos espanhóis a fim da Justiça italiana possa atuar em conformidade”, lê-se na participação de Parreira.
Para finalizar, o antigo embaixador remata que “Nós acreditamos firmemente que os crimes económicos, financeiros, e contra a humanidade, de dimensão tal que, em bom rigor, devem ser tipificados como crimes de genocídio doloso e sistemático contra o povo angolano cometidos pelo ditador José Eduardo dos Santos, com a inequívoca contribuição e benefício dos seus familiares, serão confrontados com o repúdio do Governo e com a inabalável firmeza do muito digno Ministério Fiscal do Reino de Espanha
Joao Varela
Quem havia nomeado o queixoso a Embaixador? Se for o antigo PR, concluo que o queixoso é aventureiro.
Pedro Lombardy
Não. O queixoso é a pessoa certa porque conhece os meandros das trapalhices do JES, está a fazer um grandioso favor ao Povo e Governo angolano que está cheio de medrosos a assistirem impávidos e serenos os gastos dos dinheiros dos angolanos a serem usados pela família JES sem abrirem a fuça.
Eugenia Laurinda Mualengue
O senhor nao esta do lado dos que sofreram e sofrem em Angola. Ê imporysntetante sulinhar que se o antigo embaixador foi nomeado por JES ou nao......na altura o clima era de medo e ditatorial mas por hoje a realidade é diferente! A consciencia nacional da verdadeira e cansada angolanidade chegou o cume descernidor do manequeismo. Que o bem vença o mal.
Lourenço Matias Matias
Só agora, as vozes críticas incluindo o homem que trclou esse comentário foram considerados antipatriotas. A delapidação das riquezas e a morta de angolanos por todas praticas foi feito a olho nu de todos, hoje por hoje a realidade do pais e seus cidadãos é uma vergonha.
Agnelo Cristôvão
Antes tarde do que nunca, o importante é que todos que delapidaram vão parar para a cadeia.
Artur Martins
e cadê os outros locais???
Picro Farad Mustafa
vou esperar um dos melhores deputado da assembleia a falar do assunto,entre o j pinto eo tio Makuta depois vou comentar,porque os dois esta ca quando isto estava acontecer.quantos tentava falar cadeia ou morto agora angola ficou sanzala
Nzuzi Wa Congo
Quando eras embaixador efectivo/em exercicio nao falou disso porquê? Nao abriste uma queixa crime porquê? Porque tambem tiravas vantagens do sistema. Agora que es ex, porque o Jes te exonorou para colocar no lugar um outro amigo, tambem para tirar vantagens, e acabaste o dinheiro todo que andaste a roubar e estás, só agora, a vir com uma queixa crime contra o Jes e sua familia. Isso nao tem muito valor. Seu oportunista
Estefanio Lemos
Com todo respeito a participacao e valida. Acredito que tu es contra porque fizeste parte dos gatunos. Olha que vai chegar a sua vez.
Pedro Lombardy
Será que é mal denunciar agora? Ainda que fosse eu só o faria agora, porque as circunstâncias da época não convinha. Mais vale tarde que nunca.
Fernando Vumby
O silencio deste amigo Parreira ja me estava a assustar e cheguei mesmo a pensar tenho que reconhecer que tivesse algum preço. Finalmente está ai o nosso Parreira que conheci como um homem honrado e vertical cumprindo o seu papel . É um bom sinal para mim e outros cá na Europa e motivação para seguirmos o seu exemplo junto dos nossos governos. Digo nossos governos porque somos muitos os com nacionalidades dos países em que vivemos ninguem precisa esconder isto.
Adilson Diassonama da Costa
Bem haja para o bem do povo angolano,independentemente de tratar-se de ex-marimbondo a fazer esta queixa,vamos rezamos que de certo,estao mesmos a disfrutar do dinheiro roubado do estado angolano,mas agora será k o Zeno tambem esta lá.?Não tinha de estar cá bem detido pela PGR esta estranho mas pronto avançem estamos espera do bom desfecho....
Andre Kimoteo
Os Angolanos radicados no Reino Unido estão a deixar muito a desejar, mesmo com ajuda das midias que vão expondo como o vosso dinheiro está sendo gastado pela Isabel e a família, vocês não têm coragem de saírem a rua e manifestarem.
Muleleno Ozono Ozono Dabanda
Ex- dirigente abre queixa contra família Dos Santos em Espanha
Luaca Profeta Domingos
vamos evitar odio para o bem
Picro Farad Mustafa
odio ja vira ? cuidado voce nao esta a ver pessoas a morrer o dinheiro esta la intulhado em saco .maribomdo de uma figa
Sem comentários:
Enviar um comentário