"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A propósito dos 'pecados dos Pecados' do meu irmão Viriato Caetano Dias!


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Como não deixaria de ser li com inusitado interesse o artigo do meu 'Moya'! Adorei o artigo, porque longínquos são os tempos em que ambos escrevíamos das nossas torres de marfim sobre a realidade nacional! Era a gloriosa época da blogosfera, de onde hoje em dia milita o 'teimoso' do Mundimuwa Carlos Serra, que fez desta arte de comunicar um instrumento de análise sociológica, o seu fim da estrada ou da historia, fukuyamando! Recordo-me da pujança dos artigos do Eugenio Chimbitane, Elísio Macamo,  Egídio Vaz, do Custodio Duma, Milton Machel,  o Elton O Pensador, do Mozaonline do antigo chefe da OJM entre outros. Ao contrario de muitos, não me reformei nem na blogsfera nem me fiquei pelas torres de marfim, arregacei as mangas e pus a mão na massa, vindo a terra que me viu nascer para com apoio dos demais construir os alicerces de um novo Quelimane!
Na altura Quelimane putrefava, comprava ratos e tinha o maior número de buracos per capita! Não tinha sinalização nem vertical nem horizontal! Quando chovia, nadávamos em pleno centro urbano! O então Governador até deixara de andar no seu Mercedes Bens, e optara por um four by four, por causa dos buracos! Os trabalhadores do município não ficavam um natal sem salários, ficavam 4 a seis meses sem vencimento! Ver artigo da época no meu facebook) Algo tinha de ser feito! E só poderia ser feito por gente da terra! Não seriam Viriato Dias ou outros Zicomo's Wambiri a por a mão na massa! Aceitei o desafio a pedido de Quelimanenses (Um Pacto Quelimanensis) independentemente da sua filiação partidária! Jovens, mulheres e e adultos da Frelimo da Renamo, do MDM do PIMO, do PDD aproximaram-se e pediram a minha candidatura!
Porque quando a pátria chama só há uma resposta aceitei, o desafio! Ao tomar tal decisão, sabia que não seria pera fácil, que teria momentos difíceis pois poucos são os 'Santos que fazem milagres em casa', começando por Jesus Cristo, que desceu dos céus para libertar-nos dos pecados e ele próprio acabou na cruz, morto por aqueles a quem vinha salvar, salvando-nos! No dia em que esse Pacto Quelimanensis se desfizer serei o primeiro a atirar a toalha ao chão! Este introito é a propósito dos conselhos do meu Moya, publicados no Wamphula Fax que um amigo meu me fez chegar há poucos minutos. Obrigado AR.
Como não deixaria de ser começo por agradecer os conselhos do meu irmão! Em segundo, gostaria como no antigamente que o meu irmão voltasse as suas qualidades, baseando-se em factos e não em mitos propagados com base nos novo midia! Vamos aos factos: Agradeço a lista dos problemas que levanta sobre a cidade de Quelimane, que como qualquer outra cidade septuagenária enfrenta. E já agora Moya, aproveito o ensejo para convida-lo a participar nas celebrações do Carnaval do Brilhante (17 a 27.02.17) e do Septuagésimo aniversário da cidade de Quelimane a ter lugar no dia 21.08.17). O que me espanta é que o meu Moya esperasse que MA resolvesse problemas acumulados durante mais de 40 anos de esquecimento em cinco anos!
Meu irmão, não sei se já tem casa própria, mas importa referir que tirando os meus avós da Maganja que começam a construir a casa pelo teto, a maior parte dos mortais começa construindo os alicerces! E quanto mais robustos forem os alicerces maior a probabilidade de se ter uma casa robusta e como hoje soi-se dizer, resiliente! Diz o meu moya que MA fala de inclusão e não a pratica! Moya, meu pai ensinou-me que 'ouvir dizer não se escreve'!  África com todos os dentes que no município de Quelimane não há inclusão! Bases? Provas? Nyente, como dizem os meus bradocas da zona! Quando assumi as rédeas de Quelimane convidei a vários quadros da Frelimo para integrarem o meu Governo. Aceitaram mas dois dias antes da tomada de posse, já com as cartas de aceitação dos convites deram o dito pelo não dito: afirmando que receberam ordens para não aceitarem! Os únicos quadros da Frelimo que na altura desafiaram os ditames do seu partido foram a senhora Maria de Jesus Perdiz, a quem nomeei Assessora para a Área da Administração Publica e me foi de grande valia e o actual Inspector Municipal do Município de Quelimane, Realdo Dias, pai do actual Director Provincial da juventude e Desportos, Beato Dias, que antes da nomeação chegou a acusar o pai de ser a razão pela qual ele não progredia politicamente!
Para seu governo Moya, para alem destes que eu saiba a Vereadora da Policia Transportes e Fiscalização, não é do MDM! Diz de boca cheia o meu Moya que o meu Governo é localista ou tribalista! Que afirmação tao falsa! Quem te disse mano? O que e localismo? O que e tribalismo? De teu meu moya esperava melhor articulação! O actual Vereador de Infraestruturas e Habitação chama-se Yassin Calu Massochua, do sul do país. Não só não é membro do MDM, como até é meio irmão do actual ministro das Obras Publicas, Carlos Bonete! A actual Vereadora do Saneamento, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Isabel Guirruga, que já foi Chefe do Primeiro Posto,  Directora da Empresa Municipal de Saneamento, directora de Fiscalização e Vereadora da Administração e Finanças é natural do Maputo, portanto, sul do país. A senhora Verita Nota, irmã da ex-governadora da Cidade de Maputo foi até há pouco tempo Chefe dos Recursos Humanos, por mim nomeada! O primeiro Vereador do Saneamento, Ambiente e Mudanças Climáticas, o senhor Lenco e ate hoje membro activo da RENAMO. Já foi Director Municipal da Área dos Transportes. A senhora Laura Malauene, for durante vários anos Directora da Empresa Municipal de Saneamento, Emusa, ela conhecida por todos pelo seu amor ao partido dos camaradas! O senhor Helder Subizo, braço direito do ex edil Pio Matos,  foi Vereador de Infraestruturas e agora é Director de Edificações, uma área chave nesta vereação, não tendo mudado durante todo este tempo de alguma mudança na sua filiação partidária! Moya, poderia continuar a listar casos e exemplos de inclusão!
Que fossem outros a faltar à verdade, eu até aceitaria mas tu meu irmão, tens contactos e amizades suficientes para aferir a realidade!  Moya, as pessoas que convidei são académicos da praça que aceitaram dar a cara! Pergunte ao Mano Meigos das sevícias que passou por ter ousado lançar seu livro no Salão Nobre do Município de Quelimane. Poderia colocar aqui a lista dos Frelimistas a quem convidei, aceitarei e nunca se disponibilizaram! O mesmo em relação aos Renamistas com excepção da Chefe da bancada na Assembleia da Republica! Visto de longe se veem aqueles que deram a cara. Os que não deram não aparecem e nem são contados! Sei das vicissitudes porque passaste quando tentaste voltar à pátria, mas isso não te deve fazer perder o foco!

Alias o facto de ter incluído membros de outros partidos (Frelimo e Renamo) no meu governo, tem me criado problemas não só de gestão municipal como dentro do meu próprio partido, pois há pessoas que acham que deveriam ocupar aqueles lugares: caso para dizer morto por ter cão e morto por não ter! Mas o lema do Movimento Democrático de Moçambique e claro: "Moçambique Para Todos", que localizado fica "Quelimane para todos"! Os partidos em Moçambique não estão preparados para a inclusão e o exemplo de Quelimane é visto como uma aberração por todos! Um mau exemplo! E para isso há preços a pagar! Felizmente estamos conscientes e preparados para pagar tal preço, porque fazemos politica com base em princípios e não por estímulos kafililiais, como soi dizer-se chuabomente!

Em cinco anos, construímos mais estradas pavimentadas e asfaltadas (alcatroadas) que nos quarenta anos da gestão Frelimista! As Avenidas Eduardo White, Eduardo Carimo, José Carlos Lobo, Alberto Cassimo foram construídas de raiz nos bairros mais pobres da nossa cidade, dando esperança a milhares de concidadãos nossos! Em gestão quando os recursos humanos e financeiros são escassos, há que fazer opções: nos primeiros dois anos concentrei-me na cidade ou seja na parte urbana, tapando os buracos, saneamento, semáforos. Nos últimos, e era necessário 'esquecer-se' um pouco a cidade e atacar os bairros, dai a vocalidade da classe media que tem nos novo media o seu meio para fazer chegar as suas lamentações! Ouvimos e estamos preparados para continuar a ouvi-los, mas mano estratégia é estratégia, e tem o seu preço!
Numa coisa estamos juntos, o defeito de fabrico dos machuabos, sim infelizmente somos vaidosos! Está no nosso DNA! Por isso fomos eliminados durante a luta armada de libertação nacional desde Filipe Magaia (de mãe Mocubense), Razão entre outros. Meu irmão as realidades e soluções de outros países não se fazem copy and paste! Não se pode copiar o modelo holandês só porque são bicicletas! É preciso enraizar a solução! Começamos por forma pedagógica  a colocar os semáforos, depois de trinta anos sem eles. Começámos por colocar dois, para re-educar as pessoas, depois mais dois e hoje a cidade esta repleta deles! Para já estás convidado a visitar Quelimane, em 2017, para lhe mostrar a OBRA! É preciso educar as pessoas a encontrar soluções locais para problemas locais - e isso meu irmão requer tempo e 5 anos foram para estruturar a máquina e montar os alicerces! Como bem o disse o Arquitecto da revolução Cubana, La historia nos Absolvera!
Muitos prefeririam que não comentasse! Mas se não o fizesse, não será Machuabo! E  deixava de ser vaidoso! kakakakakakakak
E já agora qual é a temperatura desse lado? (Negativa ou u digito?  Aqui estamos com 33 graus e a melhor opção é a praia de Zalala (www.zalalabeach.com). Estás convidado Moya!!
Boas entradas, que 2017 seja o ano da consolidação da SANTA PAZ!

Um abraço fraterno da base para a torre de marfim,

Manuel de Araújo
In https://www.facebook.com/alculete/posts/10154868925627152

Sem comentários:

Enviar um comentário