to me
|
Os "fe-da-mãe" são uns gajos que vivem num país muito estranho. Num país onde quando o governo não cumpre com o seu dever, a culpa é do povo, os "fe-da-mãe". Mas, quando - por algum acaso - algo dá certo, aparece um "matxende-a-mbuzi" feito de visionário para ficar com os louros. País estranho, esse!
- O governo não consegue dar água potável ao seu povo, na cidade de Maputo: A culpa é dos maputenses que não sabem poupar água. A culpa é dos maputenses que, mesmo sabendo que o rio Mbeluzi ou Nkomati ou sei-lá-qual-outro-rio estavam a secar, não arranjaram fontes alternativas, não ganharam consciência ambiental. São burros.
- O Nosso Banco faliu, e os clientes só vão receber vinte mil meticais do fundo de garantia: A culpa é dos clientes (depositantes) que não têm cultura financeira e bancária. Não se preocuparam em conhecer o rácio de solvabilidade do banco antes de abrirem as suas contas lá.
- O governo não consegue desenvolver a agricultura. O país não produz o suficiente: A culpa é do povo que não faz hortas no quintal. Cada cidadão devia ter uma machamba em casa.
- O governo não consegue melhorar a qualidade de ensino. A qualidade de ensino é fraca... As pessoas fazem o ensino superior sem saber ler nem escrever: A culpa é dos alunos que gostam de cabular e dos seus pais que não ensinam os seus filhos em casa.
- O governo não consegue garantir segurança ao povo. Há muita criminalidade nas cidades: A culpa é do povo que não faz policiamento comunitário nos seus bairros. Não se organizam.
- O governo não consegue disponibilizar medicamentos básicos aos cidadãos: A culpa é do povo que adoece muito ao mesmo tempo.
- A RENAMO está a fazer guerra como forma de reivindicar as seis províncias onde ganhou: A culpa é do povo que votou na RENAMO nessas províncias.
- A RENAMO está a atacar carros civis. Carros da transportadora Nagi estão sendo atacados. Estão a morrer inocentes: A culpa é do povo que gosta de viajar com Nagi. Deviam viajar com Etrago também.
- A custo de vida aumentou: A culpa é do povo que não sabe poupar as suas economias. Gastam o que não têm. Vivem de aparências.
- A crise apertou. Muita fome na banda: A culpa é do povo que não sabe aproveitar os "derivados" do frango. Quando têm pescoços, moelas e pernas de frango não fazem uma refeição de festa no Natal ou no Fim de Ano... Fazem petisco no fim de semana. Burros!
- O dólar subiu: A culpa é do povo que tem mania de usar dólar. Tudo dólar, tudo dólar.
- O rand também subiu: A culpa é dos maputenses que gostam de fazer compras na África do Sul. Ora Nelsprit, ora Mpumalanga. Fazem-se muito. Gingam maningue.
- O governo fez dívidas ilegais e mergulhou o país na lama: A culpa é do povo que acredita em tudo o que ouve. Coisas da mão externa. O povo anda mancomunado com o Ocidente para derrubar o governo.
- O atum. Cadê o atum da EMATUM dele então?!?: A culpa é do povo que anda a fazer comentários negativos sobre o atum da EMATUM... O atum da EMATUM anda por aí nos restaurantes só que não se promove como atum da EMATUM porque vocês falam maningue.
- Senhores, esse vosso filho mais querido e visionário é um charlatão. Vai-nos deixar na tanga! Acreditem!: A culpa é do povo que estudou muito. O povo agora quer discutir tudo, desde a economia ao direito. São apóstolos da desgraça. Invejosos. Têm agendas obscuras.
- Bullshitt!!!
Como diria o Matias, o problema deste país não é o governo, é o povo. Temos que fazer eleições para elegermos o POVO.
- Co'licença!
Sem comentários:
Enviar um comentário