10/06/2017
Tudo começa quando eram sensivelmente um quarto para as vinte horas quando um grupo de militares fardados e armados, mandaram parar um camião da UTL, que no momento transportava combustível com destino a Província de Tete.
Por consideração o motorista parou e os militares sem mais nem menos exigiram valores monetários, arrancaram celulares e outros bens, quando o ajudante tentou questionar os motivos daquela acção, como resposta foi baleado mortalmente e o motorista, em pânico, foi mandado avançar. Enquanto estava a arrancar os soldados atingiram o tanque de combustível como forma de queimar o arquivo, enquanto o camião estava a arder, vinha um camião de transportes NABILA que seguia na mesma direcção, vendo o sucedido e assustado embateu-se no camião em chamas, onde o motorista deste e outros ocupantes perderam a vida no local. Por Deus o motorista da UTL escapou e está fora do perigo.
Não é a primeira vez que os militares governamentais roubam e assaltam os motoristas neste troço, já várias queixas foram apresentadas e as autoridades nada fazem, o que chegamos a não entender se o que queremos é realmente a Paz efectiva ou a guerra nos agrada.
A população no Distrito de Barué ainda vive momentos de pânico, por mais que pareça normal associado a estas acções está um grupo de polícias comunitárias treinadas pelo partido no poder em colaboração com a PRM e FADM, na localidade de Nhabuto posto administrativo de Choa, que são dirigidos pelo primeiro secretário da Frelimo na zona de Choa. Estes até hoje ainda sequestram e matam pessoas no distrito de Barué.
Gostaríamos que as entidades competentes fizessem algo a respeito, sob risco de se fazer justiça pelas próprias mãos, porque o povo está cansado."
In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse
Sem comentários:
Enviar um comentário